TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes Radioativos

Pesquisas Acadêmicas: Acidentes Radioativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Acidentes Radioativos

Three Mile Island

Em março de 1979, a usina americana de Three Mile Island, na Pensilvânia, foi o local de um dos piores acidentes nucleares registrados até hoje. O gás responsável pela refrigeração de um de seus o reatores escapou, provocando derretimento do núcleo. Embora não haja números oficiais de pessoas mortas ou afetadas pela radioatividade, sabe-se que houve grande aumento de incidência de câncer e problemas de tireóide, além de vários outros efeitos negativos sobre todos os tipos de vida na região.

Chernobil

Sete anos depois, em abril de 1986 ocorreu o mais grave acidente nuclear da história. A explosão de um dos quatro reatores da usina nuclear soviética de Chernobil, na Ucrânia, lançou na atmosfera uma nuvem radioativa de 100 milhões de curies - nível de radiação 6 milhões de vezes mais alto do que o que escapara da usina de Three Mile Island. Todo o centro-sul da Europa foi atingido. Estima-se que entre 15 mil e 30 mil pessoas morreram, e aproximadamente 16 milhões sofrem até hoje alguma sequela em decorrência do desastre.

Em agosto de 1986, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, ligada à ONU), divulgou informações sobre as possíveis causas para o acidente de Chernobil. Segundo o organismo, entre outros fatores, os operadores da usina violaram nada menos do que seis regras de segurança da planta.

Em abril de 2002, a Comissão de Segurança Radioativa do governo ucraniano informou que os níveis de radioatividade em Chernobil estão aumentando. O sarcófago de concreto em que é mantido o que resta de combustível nuclear da usina estaria, inclusive, aumentando de temperatura.

Césio - 137

A cidade de Goiânia (GO) foi palco do maior acidente radioativo em área urbana do mundo.em 13 de setembro de 1987, a cidade de Goiânia (GO) foi palco do maior acidente radioativo em área urbana do mundo, os catadores de papel Wagner Mota Pereira e Roberto Santos Alves encontraram um aparelho usado para o tratamento de câncer abandonado nos escombros de uma clínica de radioterapia desativada. O que eles não sabiam é que dentro da peça tinha uma cápsula de césio 137 com 100g de material altamente radioativo. Como a peça era composta de chumbo e metal, os dois ficaram empolgados com o valor que poderiam receber pela venda do equipamento. Eles tentaram quebrá-la ali mesmo, mas não conseguiram. Mas separaram o aparelho em duas partes. Pegaram a parte menor, juntamente com a cápsula de Césio que era acoplada na extremidade da peça, e a transportaram em um carrinho de mão para a casa de Roberto. Eles tentaram abrir a peça à marretadas, mas só conseguiram desobstruir um pequeno orifício, que era vedado por um material menos resistente. Os dois amigos começaram a passar mal e não sabiam o motivo de estarem doentes. Cinco dias depois, eles resolveram vender a peça para o ferro-velho de Devair Ferreira. Dois empregados do ferro-velho conseguiram desmontar a peça e deixaram os pedaços em uma prateleira. À noite, Devair descobriu que a peça tinha um pó que emitia um brilho azul no escuro. Ele ficou fascinado pela descoberta e resolveu mostrar o pó brilhante para a mulher, Maria Gabriela. Daí em diante, a peça e o pó – nada mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com