TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases

Pesquisas Acadêmicas: Acidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Ácido e base são duas classes de substâncias químicas com propriedades bem definidas e opostas. Um ácido tem umsabor característico e frequentemente reage quando em contacto com metais, ocasionando a libertação de hidrogénio.Uma base tem um sabor amargo e é gordurosa ao toque.

Ao longo do tempo houve várias tentativas de explicar o comportamento destas substâncias. Arrhenius, cerca de 1884,definiu um ácido como uma substância que, quando dissolvida em água, dá origem a protões ou iões hidrogénio (H+), euma base como uma substância que, nas mesmas circunstâncias, dá origem a iões hidróxido (OH-). Nestas condições areação de neutralização será como descrita na equação:

Esta teoria foi bastante útil, mas foram-lhe apontadas algumas limitações. Uma nova teoria foi apresentada em 1923por Brönsted e por Lowry, que trabalharam independentemente. Segundo estes autores, um ácido é um compostodoador de protões e uma base é um aceitador de protões. Esta teoria, atualmente a mais utilizada, permite explicar umconjunto de factos que a teoria de Arrhenius não considerava: algumas substâncias que não têm o grupo OHcomportam-se como bases, isto é, forma-se OH- aquando da sua dissolução em água; algumas substâncias, ditasanfotéricas, têm um comportamento que pode ser ácido ou básico, dependendo das circunstâncias.

Lewis proporia ainda, também em 1923, uma teoria alternativa: um ácido é descrito como uma espécie (átomo, ião oumolécula) que aceita um par de eletrões, enquanto uma base será uma espécie doadora de um par de eletrões. Assim,uma reação entre um ácido de Lewis e uma base de Lewis resulta no estabelecimento de uma ligação covalente entreeles. Um dos aspetos mais importantes desta teoria é que permite explicar a formação de iões complexos em que um iãocentral estabelece ligações covalentes com um conjunto de iões em seu torno.A força de um ácido ou de uma basepode ser avaliada medindo a concentração de H3O+ na solução resultante da sua dissolução em água. Como aconcentração de H3O+ tem sempre um valor muito pequeno, definiu-se uma escala de medição baseada no seulogaritmo, a escala de pH:

A concentração de H3O+ em água pura é igual à concentração de OH-, 1,0x10-7 M. A esta solução, dita neutra porquetem um carácter que não é nem ácido nem básico, corresponde portanto um pH de 7. A adição de um ácido a estasolução aumentará a concentração de H3O+, pelo que o pH diminuirá, enquanto a adição de uma base terá o efeitooposto, o pH aumentará. É comum referir como extremos da escala de pH os valores de 1 (limite inferior, muito ácido) ede 14 (limite superior, muito básico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com