TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases

Trabalho Universitário: Acidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Índice

Introdução teórica…………………………………..pág. 4

Materias e Reagentes……………………………….pág. 6

Procedimento……………………………………….pág. 6

Cálculos…………………………………………….pág. 8

Análise de Resultados……………………………....pág. 9

Conclusão…………………………………………...pág. 9

Bibliografia................................................................pág. 11

Introdução Teórica

Esta experiência denomina-se Titulação ácido-base. A titulação permite determinar a concentração de uma solução através de uma reação completa com uma solução de concentração já conhecida. Nesta técnica utilizam-se duas soluções, uma coloca-se numa bureta e denomina-se titulante e outra num balão de erlenmeyer e denomina-se titulado. Nesta atividade experimental vamos utilizar como titulado a base e como titulante o ácido. Neste caso em particular, na experiência que vamos realizar, quer-se determinar a concentração da base NaOH fazendo-a reagir com o ácido HCl.

Numa titulação ácido-base existe um ponto de equivalência que se dá quando o titulado reage completamente com o titulante. Nesta reação ácido-base a efetuar, este ponto atinge-se quando o ácido e a base e o ácido estão nas proporções estequiométricas da reação, que neste caso são nácido=nbase , pois falamos de um ácido forte e de uma base igualmente forte.

Ao falarmos de ácidos e bases fortes devemos antes clarificar estes conceitos. Os ácidos fortes são ácidos que sofrem uma ionização quase completa em solução aquosa tal como as bases fortes e por isso um sal derivado de um ácido forte e uma base forte origina uma solução neutra.

Ter noção desse valor de pH no equilíbrio da reação é importante na titulação pois é a partir daí que se detecta o ponto de equivalência. Quando se está a fazer reagir as duas soluções o pH vai-se modificando conforme as concentrações mas perto do ponto de equivalência, na presença de um indicador ácido-base adequado, existe uma variação brusca de pH. À altura em que o indicador muda de cor chama-se: ponto final da titulação. Uma solução neutra tem pH igual a 7 e tendo em conta esse valor sabemos que o indicador mais favorável a esta experiência será o azul de bromotimol por ter uma zona de viragem entre os 6,0 e os 7,6.

Os dados iniciais que nos foram fornecidos são do titulante (solução aquosa de HCl) com um volume de 40,00 mL e uma concentração de 0,05 mol/dm3 e o titulado (solução aquosa de NaOH) com um volume de 100 mL. Querendo-se portanto neste caso determinar a concentração do titulado (NaOH).

Materiais e Reagentes

* Bureta 50,00 mL

* Funil

* Suporte e garra

* Pipeta volumétrica

* Erlenmeyer

* Solução de azul bromotimol

* Solução aquosa de NaOH 100 mL

* Solução aquosa de HCl 40,00 mL e concentração igual a 0,05 mol/dm3

Procedimento

1- Medir rigorosamente com uma pipeta 100 mL de solução aquosa de NaOH para um balão de erlenmeyer.

2- Adicionar 3 gotas de indicador azul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com