TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases

Trabalho Universitário: Acidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

São as teorias que procuram explicar o comportamento de muitas substâncias baseando-se em algum princípio como a;

Teoria de Arrhenius - Ácido é toda substância que em água produz íons H+ e base é aquela que produz OH-. A neutralização seria a reação entre essas duas espécies iônicas, produzindo água. H+(aq) + OH–(aq) = H2O(l)

Essa teoria foi muito importante para aplicação da lei de ação das massas a equilíbrios iônicos e a obtenção da lei de diluição de (Ostwald, 1887); a equação (Nernst, 1888- 1889), que relaciona a força eletromotriz das pilhas com a concentração dos íons; o efeito tampão (Fernbach, 1900); o primeiro estudo quantitativo de um indicador (Friedenthal, 1904); o conceito de pH (Sørensen, 1909). Essa teoria mostrou-se restrita à água, sendo que em alguns casos foi possível estendê-la a outros solventes, e em sistemas sólidos não havia possibilidade de aplicá-la.

As críticas de Werner

Werner reinterpretou o processo de neutralização não como uma simples reação de adição, mas como uma reação de transferência, levando à formação de espécies coordenadas, de modo que as reações poderiam ser equacionadas;

BF3 + KF = K+ + [BF4]–

PtCl4 + 2KCl = 2K+ + [PtCl6]2–

CO2 + Na2O = 2Na+ + [CO3]2–

Teoria dos sistemas solventes

Essa teoria considera que todo solvente sofre uma auto-ionização, gerando um cátion (ácido) e uma base (ânion): solvente = cátion + ânion.

Ácido é tudo que faz aumentar a concentração do cátion característico do solvente e base é o que aumenta a concentração do ânion característico. A neutralização é a formação do solvente a partir desses cátions e ânions característicos.

Teoria protônica

Ácido é um doador de prótons e base, um receptor de prótons, a reação de neutralização seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base.

Teoria de Lux

Ácido é um receptor de O2– e base, um doador. Uma reação entre um óxido ácido (CO2) e um óxido básico (CaO) seria uma reação de neutralização:

CO2 + CaO = Ca2+ + CO32–

SiO2 + K2O = 2K+ + SiO32–

Teoria eletrônica

Ácido é toda espécie química capaz de receber um par eletrônico e que base é aquela capaz de doar um par eletrônico: A + :B = A:B ,esses composto pode receber nomes diversos dependendo da circunstância. Onde ela abrange diversos pontos como:

• A reação entre um ácido e uma base (neutralização) é rápida.

• Um ácido (ou uma base) pode deslocar de seus compostos um ácido (ou uma base) mais fraco.

• Ácidos e bases podem ser titulados um com o outro por meio de indicadores.

• Ácidos e bases são capazes de atuar como catalisadores.

Teoria de Usanovich

Ácido como a espécie que reage com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com