TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases

Monografias: Acidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

Acido Perclórico

HClO4

O ácido perclórico, de fórmula química HClO4, é um líquido oleoso incolor, inodoro, solúvel em água e mais denso que esta, considerado um super ácido. Também é conhecido como perclorato de dioxônio.

Numa concentração acima de 72%, o ácido perclórico tende a explodir, e exatamente por isso que é muito difícil encontra-lo puro e, também por isso, é comercializado somente em solução aquosa, numa concentração de, no máximo, 70%. Em concentrações maiores que 70%, é comum a formação de um composto denominado anidrido perclórico (Cl2O7), o que logo poderá provocar uma explosão. As soluções de ácido perclórico são higroscópicas, isto é, nos casos em que não são devidamente isoladas do contato com o ar, se diluem absorvendo a umidade do ar, o que faz com que esse líquido transborde se deixado em recipiente aberto por muito tempo. Em contato com a maioria dos metais, forma gás hidrogênio inflamável.

Uma das formas de se obter o ácido perclórico é através da mistura do ácido nítrico com perclorato de amônio, reação que tem como produto o óxido nitroso e, é claro, o ácido perclórico. Também é possível produzi-lo (diluído) a partir de uma solução de perclorato com ácido sulfúrico concentrado.

É comum a utilização de ácido perclórico na fabricação de explosivos, por ser um forte oxidante. São nocivos a plantas, por isso têm aplicação na indústria química em produção de herbicidas. É empregado em laboratórios de Análises Clínicas nos exames de precipitação seletiva de muco proteínas. Pode ser útil em algumas reações de eliminação de água.

A manipulação desse composto químico deve ser feita de maneira extremamente responsável, visto que acidentes podem causar sérios danos, se ingerido, provoca queimaduras no esôfago e no estômago, se inalado, causa irritação nas vias respiratórias, em contato com olhos e pele, pode causar sérias queimaduras. Em qualquer uma dessas situações, o médico deverá ser consultado imediatamente, e todas as suas orientações deverão ser seguidas.

Acido Fosforoso

H3PO3

O H3PO3 é um diácido. Apesar da aparente semelhança com o ácido fosfórico, H3PO4, o H3PO3 possui apenas dois átomos de H ionizáveis. Em ambos os casos, apenas os H ligados aos átomos de O podem ser ionizados. No H3PO3, 2 átomos de H estão ligados a átomos de O, e 1 átomo de H está ligado ao átomo de P.

Ácido fosforoso é o composto químico descrito pela fórmula H3PO3 (ou HP(O)(OH)2). É um dos oxiácidos do fósforo, outros importantes membros sendo o ácido fosfórico (H3PO4) e o ácido hipofosforoso (H3PO2). Note-se que somente os compostos reduzidos do fósforo recebem no nome o final "oso". Outros nomes deste ácido são ácido ortofosforoso e óxido de dihidroxifosfina.

Conversão a fosfina

Fosfina, sendo um gás inflamável e tóxico, é inconveniente à estocagem. Felizmente esta útil espécie é facilmente preparada por decomposição térmica de ácido fosforoso, o qual se decompõe a aproximadamente 180°C:

4 HP(O)(OH)2 → PH3 + 3 H3PO4

Desde ácido fosfórico é um líquido xaroposo não volátil, a PH3 gasosa é facilmente separada.

Em agricultura

É utilizado como fonte de fosfito, que é fertilizante que possui garantia de 85 % de P2O5, além de obter o poder de defensivo agrícola.

Hidróxido de magnésio

Mg(OH)2

O hidróxido de magnésio é uma base fraca, cuja fórmula química é, Mg(OH)2,

sólido em condições ambientes, de cor branca, pouco solúvel em água. Pode ser obtido por meio da reação de sulfato de magnésio com solução aquosa de hidróxido de sódio, ou, ainda, pela reação de sais de magnésio com hidróxido de potássio ou de amônio.

Entre as principais aplicações do hidróxido de magnésio, podemos citar o refino do açúcar, a produção industrial de papel e celulose e o processamento de urânio. Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com