TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Ergonomia

Ensaios: Ad Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 10

1. Os responsáveis pela saúde e segurança de uma empresa buscam a partir de medidas corretivas e preventivas garantir aos trabalhadores um ambiente confortável, levando em conta a adequação de fatores importantes, tais como: térmico, qualidade do ar, lumínico e acústico.

Sobre esse assunto, e com base no conteúdo do material didático, faça uma análise de um posto de trabalho (pode ser na sua empresa), entrevistando os trabalhadores do referido posto (pelo menos 5 trabalhadores) sobre os seguintes fatores: térmico, qualidade do ar, luminico e acústico, usando para isso o questionário do apêndice 1. Depois de coletar as informações, faça um texto de pelo menos 30 linhas, analisando e interpretando os resultados, sob a ótica das recomendações apresentadas na Unidade 1 (seções 2,3, e 4). No texto incluir ainda as seguintes informações nome do posto de trabalho, cidade onde se localiza a empresa, data (as) das entrevistas e uma descrição sucinta das atividades do posto de trabalho (pelo menos 4 linhas). (4,0 pontos)

R: O referido trabalho foi realizado dentro de um ambiente de obras, sendo dividido entre escritório de supervisão de obra e laboratório, o questionário foi realizado entre os colaboradores sendo entre as funções dois auxiliares de laboratório, uma chefe de laboratório, um inspetor de obras de arte , um engenheiro entre estes em suas diversas funções, trabalham na estrada fiscalizando bate estacas, terraplanagem, serviços de granulometria e compactação de solos no laboratório e projetos em escritório. Todos relataram suas opiniões sobre o seu local de trabalho. Alguns reclamaram da temperatura, pois o laboratóriotem o teto muito baixo, sem circulação de ar sem pelo menos ventiladores. Os escritórios não têm condicionador de ar para amenizar as altas temperaturas no verão e baixas no inverno, fatores estes que atrapalham as atividades internas, sendo assim são quase que unânime a insatisfação de todos quanto à temperatura e sensação térmica.

A qualidade do ar também é algo que também é insatisfatória, pois como trabalhos com solos, areias e pó de pedra, é inevitável a poeira, o que é amenizado com o uso de máscaras, mas mesmo assim os colaboradores reclamaram devido a irritações alérgicas. No interior do laboratório temos a predominância da cor branca e isso proporciona um ambiente limpo e tranquilo, mas na questão de iluminação deixa muito a desejar e alguns relataram a dificuldade de redigir ensaios e projetos, pois a iluminação é de baixa qualidade dificultando a visibilidade sendo assim todos reclamaram do cansaço visual causado por esforços nas vistas. As cadeiras e mesas utilizadas no trabalho também são ergonomicamente inadequadas, gerando dores nas costas braços e pernas,apenas os computadores estão satisfatórios, pois as telas são em LCD e os equipamentos de operação são de boa qualidade.

Há também nos setores tarefas que exigem trabalhos com equipamentos que geram muito ruído, tais como bate estacas rolos compressores, motoniveladoras, as quais os colaboradores de campo estão estes colaboradores reclamam que a exposição a esses ruídos causaram a eles muitos desconforto tais como, stress, perda de audição e muitas dores de cabeça que por sua vez acaba trazendo transtornos a vida social de cada um, esses problemas são amenizados com uso de protetores auriculares, mas isso só diminui o ruído mas não acaba com ele, em geral pude observar que apesar de tudo todos relatam uma melhora mesmo que pouco significativa desde que começaram na empresa, pois todos afirmaram que no inicio a qualidade de vida não era levada em conta, mas com mudanças nos direitos dos trabalhadores mesmo que vagarosa, há uma pequena perspectiva que haja uma maior preocupação da empresa em relação aos colaoradores, mesmo que isso seja forçado.

Apendice 1

A. Fator Térmico

1) Com relação a sua sensação térmica, neste momento, como você se sente:

com muito calor ( )

com calor ( )

levemente com calor ( )

neutro ( )

levemente com frio ( )

com frio ( )

com muito frio ( )

2) Como você preferia estar se sentido agora?

bem mais aquecido ( )

mais aquecido ( )

um pouco mais aquecido ( )

assim mesmo ( )

um pouco mais refrescado ( )

mais refrescado ( )

bem mais refrescado ( )

A. Fator Térmico

1) Com relação a sua sensação térmica, neste momento, como você se sente:

Nomes Tiago Loreni Giovanni augusto Claudia Diego

Com muito calor

Com calor x x

Levemente com calor x x

Neutro x x

Levemente com frio

Com frio

Com muito frio

2) Como você preferia estar se sentido agora?

Nomes Tiago Loreni Giovanni augusto Claudia Diego

Bem mais aquecido

Mais aquecido

Pouco mais aquecido

Assim mesmo x x

Pouco mais refrescado x x x

Mais refrescado x

Mais Refrescado

Para analisar e interpretar as informações obtidas, a partir das entrevistas, das questões 1 e 2 do fator térmico, use o quadro 1. Com o quadro 1 você poderá verificar qual o percentual de trabalhadores estão ou não satisfeitos com o fator térmico do posto de trabalho.

Sensação térmica (questão 1) Preferência Térmica (questão 2) Sensação x Preferência térmica

Neutro; levemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com