TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Financeira

Exames: Ad Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 12

Faxinal do Soturno, RS. 5º sem./2013.

INTRODUÇÃO

A administração financeiraé a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada à administração, Economia e Contabilidade.

A administração Financeira é uma ciência que objetiva, basicamente, determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital. Nesse contexto, é necessário levar em conta a problemática da escassez de recursos e a realidade operacional e prática das organizações. Entretanto, não basta apenas captar e alocar capital, é necessário administrar os recursos para gerar resultados financeiros e econômicos, o que garante a continuidade da empresa e cria valor aos seus acionistas (proprietários).

Em suma, a Administração Financeira deve apresentar uma postura questionadora do comportamento do mercado em geral e da empresa para possibilitar a tomada de decisão empresarial correta. Essa postura facilita o incremento de bases lógicas e completas dos fenômenos financeiros, o que amplia sua esfera de atuação e importância.

A sustentabilidade é alcançada quando a empresa busca atender ao conjunto dos seusstakeholders (partes interessadas) com transparência e ética. Desta forma, a sustentabilidade e a maximização da riqueza contribuem para preservar os recursos ambientais e culturais e reduzir a desigualdade social.

Sistemas de acumulação de custos e os tipos de custo empresariais

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custos a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado. Os sistemas de acumulação de custos podem ser classificados quanto:

-ao processo produtivo;

- ao modelo de gestão.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fábrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado.

O sistema de custos por processo não se preocupa em contabilizar os custos de itens individuais ou grupos de itens. Em vez disso, todos os custos são acumulados por fase do processo, por operação ou por departamento (centros de custos) e alocados aos produtos em bases sistemáticas.

1- Qual é o objetivo de uma empresa?

Para a administração financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentado a riqueza de seus proprietários.

Do ponto de vista dos acionistas, uma empresa pode ser visualizada como um sistema que gera lucro e aumenta os recursos nela investidos, a empresa, representada por seus administradores e empregados em geral interage com os agentes econômicos do ambiente em que está inserida, gera os resultados econômicos e financeiros e remunera os acionistas pelo investimento realizado.

2- Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.

Investimentos=> Nesse grupo, são classificados as atividades relativas a aplicação ou recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suposto a atividades operacionais.

As atividades de investimentos correspondem as contas classificadas no balanço patrimonial, em investimentos temporários e em ativo permanente.

Algumas empresas classificam os investimentos temporários no grupo de atividades de financiamentos dedutivamente, por entenderem que são atividades de natureza financiada.

Financiamentos=> As atividades de financiamento refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento da atividades de operações e ou aumento das atividades de operações e ou investimentos. As atividades classificadas nesse grupo correspondem as contas classificadas no passivo financeiro e no patrimônio liquido.

3- Quais as funções do administrador financeiro?

A administração financeira de uma empresa é exercida por pessoas ou grupos de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice presidente de finanças , diretor financeiro controle e gerente financeiro.

As atividades de operações existem e função do negocio da empresa e não é da competência do administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas. Entretanto, como os seus conhecimentos técnicos e visão global do negocio, ele pode contribuir decisivamente quanto a melhor forma de conduzir as atividades operacionais.

Análise, planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações.

As decisões de investimentos dizem respeito a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativo correntes (circulante) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

As decisões de financiamentos são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento das ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curta e a longo prazos e a estrutura de capital.

O administrador financeiro recebe o apoio técnico de profissionais especializados em tesouraria e controladoria. Os executivos responsáveis por essas duas áreas recebem o titulo de tesoureiro e controller, respectivamente.

4- Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?

A contabilidade adota o regime ou competência para apurar o resultado econômico e medir a responsabilidade das operações. Basicamente, por esse regime, as receitas são reconhecidas no momento da venda, e as despesas, quando incorridas. O regime de competência coincide com o ciclo econômico.

A liquidez é a capacidade de pagar compromissos financeiros no curto prazo. Em sentido amplo, a liquidez é relacionada com as disponibilidades.

A administração financeira adota o regime de caixa para planejar e controlar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com