TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 Alfa 2 2015.1

Casos: Ad1 Alfa 2 2015.1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: (4 pontos)

" identificar os pressupostos epistemológicos que que permeiam a concepção do ambiante alfabetizador. "

O texto em destaque é um dos objetivos da aula 1, do módulo 1, do tema Ambiente Alfabetizador. Após a releitura das aulas que envolvem essa temática, transcreva abaixo duas mudanças que nos desafiaram a pensar o processo de alfabetização de modo diferente do que pensávamos anteriormente às pesquisas de Emília Ferreiro. Escolha uma delas e defenda sua importância para o avanço das aprendizagens infantis. Faça uso de 10 linhas aproximadamente.

Os desafios giravam em torno de pensar no processo de alfabetização levando em consideração o conhecimento de mundo da criança e não o melhor método ou cartilha e também em tornar o ambiente alfabetizador uma extensão do cotidiano vivido pela criança.

A Julgar pelas diferentes realidades sociais em que somos apresentados em uma escola, o ambiente alfabetizador deve ter como ponto de partida o aluno em si, pois serão suas experiências cotidianas que servirão de estímulo para sua necessidade de escrever, formar palavras e textos. Em uma escola pública, por exemplo, nem todos assimilarão bem uma experiência que os estimule a escrever que fale sobre a aviação, no entanto, se o tema proposto for o transporte público como ônibus, trem ou metrô a familiarização será imediata, pois está ligado a realidade presente em sua rotina, de seus pais e pessoas mais próximas, desta forma os letreiros que indicam o destino do ônibus, bem como as placas do metrô que indicam as estações, nomes de ruas, placas de segurança e até mesmo os materiais publicitários podem servir de estímulo para a leitura, escrita e composição de textos.

Questão2: ( 3 pontos)

Ao chegar à sala de aula de uma turma de alfabetização a coordenadora pedagógica observou que havia um canto da leitura com diversos livros de literatura infantil. Em diálogo com a professora regente dessa turma, a coordenadora percebeu que a mesma não tinha o costume de ler diariamente para seus alunos e, por isso, considerou importante para a formação da professora e de seus alunos lhe oferecer um texto sobre a formação do leitor. Combinaram uma “conversa pedagógica” após a leitura do texto. No decorrer da conversa, a professora agradeceu a oportunidade que teve de leitura e reconheceu a importância de ler diariamente para os alunos, principalmente, porque alguns tinham poucas oportunidades de ouvir histórias em seus cotidianos.

Comente, com suas próprias palavras, quais as contribuições da prática da leitura diária para os alunos em seus processos de alfabetização. Faça uso de 10 linhas aproximadamente.

Partindo do Pressuposto de que a Leitura deve ser um ato constante, é necessário que o professor desperte nas crianças o gosto por essa atividade, sem determinar o que deverá ser aprendido, mas deixando que os alunos mostrem aquilo que pretendem aprender através da leitura, através do envolvimento e familiarização da criança com a leitura diária, cria-se o hábito e até mesmo desperta-se o prazer pela leitura/escrita. O processo de alfabetização não deve ser algo que aponte o “certo ou errado” mas sim que a criança construa dentro de seu raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com