TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm 4 Semestre

Dissertações: Adm 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  3.897 Palavras (16 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA...........................................................................4

2.11 MERCADO DE CAPITAIS....................................................................................8

2.111 DIREITO TRIBUTÁRIO....................................................................................12

3 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO............................................................................15

4 ENTREVISTA COM A PROPRIETÁRIA.................................................................16

5 ANÁLISE DE INFORMAÇÕES COLETADAS.......................................................17

6 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS......................................................................18

7 CONCLUSÃO.........................................................................................................19

REFERÊNCIAS..........................................................................................................20

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado no intuito de analisarmos uma empresa englobando-a em nossos conteúdos estudados durante o semestre, a fim de percebermos os reais problemas sofridos pela empresa, qual a queixa maior da proprietária em relação ao comércio e seus arredores e assim aprofundarmos com mais afinco os conteúdos contemplados durante o semestre letivo.

Para isso, pesquisamos inicialmente o embasamento teórico das três disciplinas estudadas: Administração Financeira e Orçamentária, Direito tributário e Mercado de Capitais. Logo em seguida em um pequeno texto relatamos a origem e histórico da empresa, realizamos a entrevista com a proprietária e para finalizar fizemos a análise dos dados coletados e a identificação do problema.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A Administração Financeira é uma ciência voltada para objetivos. Não se trata de administrar por administrar, mas sim administrar por uma meta, por um objetivo.

A Administração Financeira ou Finanças traz em seu escopo as mudanças do mundo contemporâneo. Suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliadas, o que aumenta sua relevância para as organizações.

O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orienta-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995).

Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização.

Uma geração adequada de lucro e caixa faz com que a empresa contribua de forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, pagamentos de salários e encargos, capacitação dos funcionários, investimentos em novas Tecnologias de Informação (TI), etc.

A competitividade gera necessidade de recursos para investimentos em diferenciais. Quanto mais competitividade houver no mercado, menos se pode errar e principalmente em termos de gestão financeira, que causa impactos nos custos e preços praticados. Quando o mercado está aquecido, o custo do capital sofre alta ( Lei da Oferta e Procura), sendo assim, um capital de giro se torna um diferencial.

Na visão dos proprietários, uma organização pode ser conhecida como um sistema de gera lucros e maximiza os recursos nela investidos.

O administrador financeiro moderno precisa de uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças, tanto internas, quanto externamente. Também é imprescindíveis a capacidade de analisar dados e informações e fazer inferências acerca dos comportamentos e ações futuros.

Administrar é, em última análise, decidir. Todo administrador financeiro deve ser um especialista em tomar decisões acertadas. A continuidade (sobrevivência) de uma empresa é diretamente dependente da qualidade das decisões tomadas por seus administradores. Daí a importância de se combater o amadorismo na gestão financeira, contratando administradores financeiros profissionais, atualizados e especializados para melhorar a qualidade das decisões financeiras e garantir a continuidade da organização e geração de riqueza aos acionistas.

O processo de tomada de decisão vem assumindo complexidade e risco cada vez maior no ambiente empresarial brasileiro. As elevadas taxas de juros, carga tributária, o reduzido volume de crédito de longo prazo, as variações inflacionárias, bem como intervenções estatais na economia, altera as regras de mercado e exigem capacidade analítica e crítica dos administradores financeiros.

A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa.

Tal área administrativa pode ser considerada como vital para a empresa, visto que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, objetivando o lucro e a maximização dos investimentos, mas, acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.

É por falta de planejamento e controle financeiro, segundo o SEBRAE, que muitas empresas quebram no início de sua existência, apresentando insuficiência ou até inexistência de suporte financeiro, sendo indiscutivelmente necessárias informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabilizam estes dados na gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com