TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional 1º Semestre Curso De ADM EAD

Trabalho Universitário: ATPS Comportamento Organizacional 1º Semestre Curso De ADM EAD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  3.058 Palavras (13 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 13

Nome da instituição de Ensino

Nome: _________________________RA:__________ de cada aluno do grupo

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Valinhos, como exigência da disciplina Técnicas de Negociação: Tecnologia em Marketing.

Tutor a Distância da Disciplina: Profº. Evandro Denzin.

Valinhos/SP

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ÍNDICE .... 5

Capítulo 1 6

Capítulo 2 11

Capítilo 3 13

Capítulo 4 14

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

A organização é uma unidade social coordenada de modo consciente, composta por duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente continua com o intuito de atingir um objetivo comum. Ela se caracteriza por papeis formais que definem e modelam o comportamento de seus membros. A organização é um sistema técnico potencial: matéria prima, tecnologia e equipamentos; e social real: relações humanas, valores e cultura, sendo organizados racionalmente visando atingir um determinado objetivo. Dimensões organizacionais como: micro, meso e macro.

Sendo assim administrar uma empresa, atualmente requer muito mais do que o exercício dos funis básicos de gerencia, como planejar, organizar e controlar. As ameaças organizacionais vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional, de modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder como estrutura e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude e processos. De mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes organizais o gerente tem, nos estudos proporcionados pelo comportamento organizacional, sendo poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade de globalização, que lida de total e continuas mudanças, ocasionadas pelas alteráveis rápidas em vários segmentos da sociedade.

O comportamento organizacional estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meios de suas teorias e técnicas de pesquisa, embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, e é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes a abordagem de comportamento organizacional leva em conta a estrutura contingencial considerando varias situações para entender as reais causas e efeitos. Sendo assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente de tecnologia, personalidade e cultura. Por toda essa riqueza de conhecimento que o estudo de comportamento organizacional pode proporcionar ao desenvolvimento das organizações e, sobretudo as pessoas que as formam e faz-se necessário propagar o quanto esse estudo pode contribuirpara uma sociedade que essencialmente é feita de organizações .No decorrer do ultimo século ,as mudanças no trabalho e na estrutura organizacional foram vertiginosas e a estrutura rígida e hierarquizada de outrora foi substituída pelo trabalho em equipe e os processos organizacionais tornaram-se mais dependentes da tecnologia.

Podemos resumir o comportamento organizacional da seguinte forma “é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (Robbins, 1999, p.6).

Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.

Também incluem motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitude, processo de mudanças, e conflitos

INDICE

Capitulo 1

1.1 DEFINIÇÃO DE CONCEITO ORGANIZACIONAL

1.2 IMPORTANCIA DAS ORGANIZAÇOES NO MUNDO MODERNO

1.3 CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.4 PROPOSITOS

1.5 CARACTERISTICAS IDENTIFICADAS

1.6 VARIAVEIS

1.7 PRINCIPAIS OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO USO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.8 COMPARAÇÃO ENTRE O AUTOR PETER BLOCK E O AUTOR WAGNER III, SOBRE COMPRTAMENTO ORGANIZACIONAL.

1.9 QUADRO COMPARATIVO ENTRE WAGNER III E PETER BLOCK SOBRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Capitulo 2

2.1 O QUE É CONCEITO DE INOVAÇÃO

Capitulo 3

3.1 QUAIS OS FATORES QUE GERAM FRACASSOS NO ÂMBITO DA LIDERANÇA?

Capitulo 4

4.1 DEFINIÇÕES SOBRE O QUE É PERCEPÇÃO

4.2 PERCEPÇÕES DA PROFUNDIDADE E DA DISTÂNCIA

Capitulo 1

1.1 DEFINIÇÃO DE CONCEITO ORGANIZACIONAL

De acordo com Karla Sampaio o comportamento organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Sendo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com