TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. De Materiais

Dissertações: Adm. De Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  2.176 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário Avaliativo

1. Se alguém lhe afirmasse que distribuição física, transporte e logística são sinônimos, o que você diria?

R: Distribuição física é o ramo da logística que trata a movimentação,estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. Transporte é o ramo da logística que envolve o melhor modal de transporte, ou seja transportar mercadorias garantindo a integridade da carga,no prazo combinado e a baixo custo. E logística é a área responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Portanto são sinônimos sim.

2. Quais as interfaces entre logística e finanças? Não se esqueça de levar em conta em sua resposta o fluxo de caixa das empresas.

R:Logística é o processo de gerenciar estrategicamente aquisição,movimentação e armazenagem de materiais e produtos acabados, portanto a logística propicia a redução de custos, agrega valor, melhora os níveis de serviço e consequentemente maximiza a lucratividade. Seus pontos em comum estão alocados em: preocupação com a utilização adequada dos recursos materias e financeiros;busca a redução dos custos e eliminação dos custos desnecessários;tomada de decisão com foco na geração de valor.

3. Qual a diferença entre qualidade, flexibilidade e confiabilidade?

R: Qualidade, que significa entregar bens ou serviços conforme as especificações ou necessidades dos clientes,fazer produtos que realmente os clientes desejam sem cometer erros e de boa qualidade; Flexibilidade,que significa ser capaz de atender a mudanças de produtos ou serviços,aptidão a mudanças quando for necessário e com rapidez suficiente; Confiabilidade,que significa produzir e entregar bens/serviços, em tempo hábil e nos prazos prometidos, comunicar as datas com clareza ao cliente, fazer a entrega pontualmente.

4. Analise o sistema intermodal de transporte no Brasil e no Mercosul. Como ele é hoje e como poderia ser se os planos de integração porto marítimo-rodovia-ferrovia-hidrovia se viabilizassem? Faça a análise utilizando mapa do Brasil e outro da América do Sul.

R:

5. Como as ameaças de falta de contêineres e atrasos em entregas internacionais deveriam ser enfrentados pelas empresas se elas se envolvessem com comércio exterior? Pesquise na Internet e escreva uma sugestão dirigida aos seus diretores, justificando-as.

R: Demora nas entregas por falta de contêineres a custo acessíveis e escassez de navios para carga solta são alguns dos fatores que estão desestimulando as exportações, sem contar os altos custos do embarque nacional. A infra- estrutura de transporte e logística é apontado por economistas e pesquisadores como uma barreira para o desenvolvimento econômico nacional.

As exportações estão crescendo num ritmo muito mais acelerado que as importações e, com isso, faltam contêineres vazio sem custo, assim, os empresários precisam pagar pelo o aluguel dos contêineres para enviar suas mercadorias, com essa despesa extra o frete tem aumentado 30 a 40 %, o que muitas vezes inviabiliza a entrega.

Solução: o debate sobre as causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com