TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. De Materiais

Dissertações: Adm. De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  4.273 Palavras (18 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo identificar a importância da Administração de Materiais em empresa pública, obterem uma visão mais ampla sobre os conceitos de Administração de Materiais. O trabalho apresenta a eficiente administração de Materiais da Prefeitura Municipal de Corumbá MS, onde o estudo foi realizado através de pesquisa e analise dos procedimentos que a empresa possui para maior controle do recebimento, condicionamento, e expedição dos materiais. Numa empresa pública, onde os recursos são limitados, é de vital importância apresentar baixos custos de armazenagem, é possível perceber a grande atenção as requisições que são realizadas para o melhor pronto atendimento dos pedidos, com eficiência reduzindo custos e aumentando o nível de serviços prestados.

DESENVOLVIMENTO – ETAPA 1

Passo 1, 2, 3 e 4

Escolhemos a Prefeitura Municipal de Corumbá ms, que todos os componentes do grupo conhecem, mais que nem sempre sabemos ao certo como é feita a Administração de Materiais e fizemos uma visita para observar melhor como é feito esse trabalho dentro de um órgão público. Temos uma pessoa conhecida que trabalha dentro da Prefeitura e que nos forneceram alguns dados que foram importantes para que pudéssemos compreender como é feito todo esse processo de planejamento, distribuição e controle dos materiais.

Definição: A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

Visando à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.

A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Por outro lado, a providência do suprimento após esse momento poderá levar a falta do material Necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. Do mesmo modo, o tamanho do Lote de Compra acarreta as mesmas conseqüências: quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos, assim como, quantidades menor que o necessário podem levar à insuficiência de estoque, o que é prejudicial à eficiência operacional da organização.

Metodologia

Para a realização deste trabalho utilizaremos um estudo no Setor de Compras da Prefeitura Municipal de Corumbá MS. A pesquisa bibliográfica para a realização do trabalho será apoiada em autores que falam sobre estratégia, produção, administração, licitações e todas as demais áreas que possam contribuir para a consecução deste trabalho.

Na estruturação do trabalho foram utilizados como técnicas de pesquisa o método empírico, a coleta de dados secundários, por meio de consulta de arquivos, bancos de dados, relatórios, site disponíveis no google, além de acervo da bibliotecas Municipal, e todos os demais artigos, entrevistas e livros que pudessem contribuir para realização deste trabalho.

A Administração de Materiais

A Administração de materiais não foge de nenhum modelo ou padrão de administração já apresentado. Entretanto suas peculiaridades dão-lhe um aspecto nebuloso no que diz respeito a “produzir algo” e uma visão bem clara do “não produzir” ou seja, quando funciona perfeitamente, nem se nota, quando falha é uma catástrofe. A organização de um serviço eficiente na administração de materiais, além de dar à Administração uma grande margem de segurança em defesa da idoneidade administrativa, constitui também exigência legal constante da Lei Federal 4.320/64, artigo 106, para a administração pública. A finalidade principal deste setor administrativo é fornecer materiais para os serviços em execução nas quantidades estritamente necessárias. Por cuidar da aquisição, guarda e distribuição de bens, envolvendo objetos e materiais de elevado custo, consiste a Administração de Materiais uma difícil tarefa, pois atividades e serviços são executados em diferentes locais por órgãos e repartições diversas, o que torna difícil suas fiscalizações.

A vulnerabilidade aos desvios de materiais para outros fins que não o público, ou mesmo as perdas e danos que possam ocorrer, pode levar o responsável a uma posição difícil perante a sociedade, pois não terá condições de apresentar provas concretas de haver cumprido com dignidade o compromisso de bem gerir os bens, serviços e interesses da comunidade.

Na administração do material, é fundamental ter sempre em mente que a qualquer momento poderão ser solicitadas as informações, tais como;

a) destino de determinado material;

b) custo unitário;

c) quantidade aplicada

d) custo total.

A falta elementos necessários ao pronto atendimento de solicitação desse gênero pode levar o administrador à incômoda situação de estar sob suspeita no cumprimento de seus deveres. A administração de material tem sido nos últimos anos, um dos mais importantes parâmetros no julgamento do administrador. Não são raros os casos levados à justiça onde são pedidas prestação de contas da utilização de materiais, ora pelos preços abusivos das compras, ora pelo excesso de quantidade consumida, ora por suspeita de desvios.

Dentro da Prefeitura observamos que todos os produtos são feitos por pedidos, quantidades necessárias que são lançadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com