TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. De Pessoal

Monografias: Adm. De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

O trabalho como conhecemos atualmente é uma evolução das antigas formas como os serviços eram prestados. O salário por exemplo não existia como o conhecemos; o prazo para pagar também não se dava nos termos atuais da lei, quem dirá a forma, pois o dinheiro para o tempo de existência do homem, é moderníssimo. Assim, entendemos que os meios contemporâneos usados foram criados das necessidades comerciais, industriais, políticas, econômicas, culturais, entre outras para suportar o avanço das relações que a sociedade passou a ter em seu seio.

Evolução, segundo Michaellis (2002) significa progresso, transformação lenta e progressiva de uma ideia, fato, ação, etc. E para tanto, é de importância considerável trazer a evolução da área de Recursos Humanos para os dias atuais buscando entender sua trajetória ao longo dos anos.

A década de 30 é o marco para a área de recursos humanos, antes disso a administração de pessoal, como ficou conhecida após 1930 (pois até então inexistia um departamento para tais tarefas), tinha como funções básicas o recrutamento e seleção e o único registro que o empregado tinha ao ingressar na empresa era o chamado Livro de escrita de Pessoal que poderia ser facilmente fraudado ou mesmo atirado ao lixo. Já nos anos 30 se define o início sistemático e regulado das práticas por documentos legais da Administração de Pessoal. Assim após 1930 passa a existir uma verdadeira legislação trabalhista, pois nesta época é criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (hoje Ministério do Trabalho e Emprego), que se somava aos esforços trabalhistas. O departamento de pessoal era geralmente constituído pelos próprios donos da empresa.

Na década seguinte tivemos assinado o decreto-lei nº 5.452 em 1º de maio de 1943, que resultou na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A consolidação, na realidade, dentre outros, veio subsidiar os outrora chamados departamentos de pessoal, que eram agora chefiados, por um chefe de pessoal. Neste período , tais departamentos cuidavam das rotinas trabalhistas, ou seja, a correta aplicação da legislação trabalhista enquanto que o recrutamento, seleção, treinamento, admissão, demissão e folha de pagamento estavam direcionados as tarefas administrativas. O recrutamento era realizado via jornais de boa circulação e eventualmente anúncios de rádio, a seleção por um longo período contava de uma prova especifica e muitas vezes datilografia era a maior exigência. E o treinamento mais utilizado era o que conhecemos hoje como ambientalização ou integração.

Segundo Araújo (2006), os processos de admissão e demissão eram conduzidos pela própria chefia de pessoal dada a importância legal de que se revestia a contratação ou, muito mais importante, dados os procedimentos de desligamento. De qualquer maneira o controle legal-trabalhista exigia da chefia um profundo conhecimento das leis trabalhistas, daí o fato que os Recursos Humanos ou na época departamento pessoal eram constituídos por advogados ou bacharéis em direito e assim foi até o final da década de 70.

Jubilato (2006) enfatiza a existência do profissional de Departamento de Pessoal antes da própria área de Recursos Humanos. O setor veio em uma crescente de tal forma que somou muitas outras atividades, até às ligadas ao Departamento de Pessoal.

É de suma importância que os profissionais dessa área tenham conhecimento da legislação trabalhista, para manter mantinha atualizados os registros, os quadros e as relações exigidas por lei, visando evitar problemas para o empregador. Independente do amanho da empresa e do papel de Recursos Humanos na organização, onde o profissional de Departamento de Pessoal está incluído, os processos para ter um departamento pessoal competitivo, com a pretensão de não ser apenas um "centro de custo" da organização, e sim, um "centro de resultados". Para isso, é fundamental que os profissionais do Departamento de Pessoal se preparem para exercer suas funções, visando assim orientar as demais áreas da empresa quanto ao correto cumprimento da legislação trabalhista e da previdenciária, bem como a participação do Departamento Pessoal no processo demissional, onde cabe o esclarecimento de modo harmônico, das verbas rescisórias e sua homologação, podem evitar a abertura de futuras reclamações trabalhistas, evitando perdas financeiras. Portanto o Departamento de Pessoal, bem preparado e com profissionais capacitados a desempenhar tais atividades, torna-se um diferencial competitivo da área de RH no contexto organizacional.

Foi a partir da década de 80 que começou a se ouvir falar em Administração de Recursos Humanos de maneira mais estratégica, como uma forma mais humana de tratar as relações de trabalho, tornando se a área da Administração de Recursos Humanos responsável pelas atividades que antes eram do departamento de pessoal e também aderindo outras atividades inerentes às relações dos profissionais com a empresa desde seu primeiro contato até o último. As empresas começaram a perceber que seus funcionários poderiam fazer toda a diferença para o sucesso da empresa, então, começaram a investir nesta área, que antes era apenas burocrática, para que ela se tornasse mais estratégica, oferecendo-lhe responsabilidades sobre vários aspectos organizacionais.

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSÃO

O que é verdade? O que a empresa precisa? O que ensinar aos seus colaboradores? Em um mundo de mudanças, rápidas, muito rápidas, saber ao certo, o que e como preparar as pessoas, torna-se limiar do sucesso ou fracasso para uma organização. Este árduo trabalho está nas mãos deste profissional, no qual terá seu dia no próximo 03 de junho. O profissional de RH não tem apenas a função de gerenciar pessoas, mas também de prepará-las para o futuro. Esta missão requer visão acurada e ouvidos refinados, pois é necessário escutar as necessidades e traduzi-las, por exemplo, em treinamentos. Além disto, faz-se necessário enxergar a metodologia correta além do tempo de treinamento local e diário buscando conciliar, por exemplo, datas de quem irá participar. Mesmo que tudo der certo, ainda existe um que não se satisfez, alardeando defeitos e sugestões, muitas vezes sem propósitos, apenas para chamar a atenção de sua existência.

Ser profissional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com