TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Pessoal

Pesquisas Acadêmicas: Adm De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O desafio do gestor de Recursos Humanos é desenvolver políticas de gestão com foco no desenvolvimento do profissional e crescimento da organização. A importância desse profissional vai mais além. Ele desempenha tanto o papel de gerir, planejar e organizar, como o de liderar, contratar, treinar, capacitar os profissionais, motivando a conquista dos objetivo propostos, além da preocupação e cuidado com a segurança e saúde do profissional.

Um gestor de pessoas estratégico e moderno é um agente transformador, capaz de provocar mudanças e oferecer sustentação na implementação das mesmas. Deve ser capaz de conseguir visualizar o futuro da organização em longo prazo, capaz de aperfeiçoar recursos, pessoas e processos, adotando uma visão global, aliando conhecimento sobre pessoas, sobre o negócio, sobre o mercado e a concorrência.

DESENVOLVIMENTO

A estratégia na gestão de pessoas envolve no período contemporâneo o que podemos chamar de recursos humanos, pois as demandas modernas também atribuíram ao RH um caráter mais consultivo. Vários paradigmas foram quebrados nas últimas duas décadas. Hoje, além das atividades transacionais, já incorporadas tradicionalmente à área, como o gerenciamento da folha de pagamento e concessão de benefícios e remuneração, os profissionais de Recursos Humanos precisam investir mais no desenvolvimento organizacional. Avaliação de performance, gerenciamento de carreira, coaching e identificação de necessidades ligadas à capacitação e treinamento são algumas das prioridades. Acresce-se que a gestão de pessoas implica a retenção de talentos, ou seja, é necessário tornar a proposta da empresa relevante perante os concorrentes. Ocorre que isso somente é possível se houver o agregar de valores intangíveis.

Recrutamento e seleção

Recrutamento o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização. Esse processo de busca dos candidatos pode ser realizado dentro ou fora da empresa, através de anúncio em jornais, internet e/ou contato com alguma empresa de colocação de pessoas.

Seleção é o processo que visa escolher, entre os candidatos recrutados, os mais qualificados ou que se identificam mais com as características da vaga (escolher os mais aptos), visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a

eficácia da organização. A seleção constitui a escolha da pessoa certa para o lugar certo. Geralemente, consiste em uma entrevista com os candidatos selecionados, além de provas de conhecimento e habilidades e testes psicológicos.

Adaptações e mudanças é algo frequente. Por esta razão é importante que o funcionário se adapte facilmente às mudanças, assimilando rápido o que for necessário, sem refletir queda em seu desempenho. Neste caso, é necessário equilíbrio emocional suficiente para assumir suas tarefas de forma satisfatória, mesmo diante de certa pressão. Seu comportamento em equipe, independente do tamanho da empresa, espera-se que o funcionário trabalhe em grupo, é fundamental que sua postura neste sentido seja muito mais do que satisfatória. A liderança é um traço decisivo no perfil. Esse é um ponto fundamental e de muita importância observado durante o processo seletivo: facilidade e adaptação as mudanças, bem como a criatividade do candidato nessas situações.

A contratação de um funcionário não é uma tarefa muito fácil, pois exige tempo e muito trabalho, é importante observar certos aspectos, para que o investimento seja recompensado. Antigamente um bom currículo representava tudo em uma seleção de candidatos. Hoje é preciso muito mais do que isso. Os cursos extras, diferenciais no passado, hoje são vistos pelos profissionais de RH como atributos praticamente obrigatórios. Inclui-se aí o conhecimento de língua estrangeira, a habilidade com alguns programas de informática e especializações em sua área de atuação. Além da facilidade de comunicação, tradicionalmente esperada de qualquer candidato, outras características são importantes e podem trazer bons resultados para a empresa.

Contratação/Registro

Após todas essas análises, a empresa terá o candidato apto para assumir o cargo. Procede-se então a sua contratação. Para tanto, o empresário deverá obedecer a uma série de procedimentos para admissão previstos na legislação vigente. Integração do novo empregado: feita a contratação e antes de se dedicar ao trabalho, o funcionário deverá passar por um processo de integração á empresa, como objetivo de facilitar a sua adaptação. Neste processo, o empregado vem a ter uma visão global da empresa, de sua história, de seus objetivos, de sua sistemática de trabalho, etc. Deverão também ser informados os direitos e deveres do funcionário na empresa, datas de pagamentos, adiantamentos, entre outros; concluída a exposição, o novo funcionário é encaminhado para o local onde irá trabalhar, sendo este apresentado aos demais colegas de trabalho.

Processo de admissão

Na contratação, são necessários diversos documentos, alguns exigidos por lei, outros apenas para determinadas categorias e outros ainda, apenas por exigência do empregador, conforme anexo (Etapa 1).Vale ressaltar a proibição contida na Lei nº 9.029/95 de adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, ou sua manutenção (seja pela cor, raça, cultura, religião, opção sexual, aspecto físico ou classe social). Dessa forma, é proibido, na contratação, a exigência dos seguintes documentos:

 Certidão de que não possui processo trabalhista ajuizado (certidão negativa trabalhista);

 Certidão negativa da SERASA, do SPC e assemelhados ou dos cartórios de protestos;

 Informações sobre antecedentes criminais, tais como certidão negativa criminal ou "folha corrida";

 A exigência de teste, exame, perícia, laudo, atestado, declaração ou qualquer outro procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez;

 Exame de HIV (AIDS);

No momento da admissão é firmado um contrato com o funcionário, trata-se de um acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Podendo ter a forma escrita ou verbal e por prazo determinado ou indeterminado, possuindo natureza contratual no sentido de que para a formação do contrato é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com