TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Producao

Exames: Adm De Producao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 Aula 1:

Como e porque deve ser formada uma vantagem competitiva na empresa?

Vantagem competitiva é um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparação aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes.A vantagem competitiva para um segmento de mercado, é a razão pela qual os clientes escolhem a oferta de uma determinada empresa, e não de uma outra exatamente porque essa oferta tem algo que a diferencia das demais. A Vantagem competitiva é sempre uma posição relativa dentro do mercado ou segmento de atuação. Se todas as empresas têm bom atendimento, logo o bom atendimento não é vantagem competitiva, é obrigação. Se os seus concorrentes usam o conhecimento para criar ofertas de valor para o cliente, o uso de conhecimento é uma obrigação para a sua empresa competir no mercado, não uma vantagem competitiva.As vantagens competitivas somente serão vantagens e competitivas quando e se ajudarem a estabelecer uma oferta com características distintas que forneçam razões para merecer a escolha dos clientes. Vantagem competitiva é sempre algo que realça a sua oferta sobre a oferta dos concorrentes. Por isso, relativa. Atendimento, conhecimento, criatividade, inovação como vantagens competitiva são meras possibilidades.

Qualquer vantagem competitiva deve ter as seguintes características:

-A vantagem competitiva precisa ter valor para os clientes.

-A vantagem competitiva não pode ter outras vantagens competitivas substitutas disponíveis prontamente aos concorrentes.

- A empresa precisa ter os recursos e a capacidade para fornecer a vantagem competitiva para os clientes de forma constante e consistente.

-A vantagem competitiva precisa ser sustentável.

Sem vantagem competitiva a sua empresa não compete, quando muito, sobrevive.

Questão 2 aula 2

Exemplifique um produto manufaturado de sua região, classificando-o quanto ao ramo da produção, suas características, a embalagem utilizada e qual a fase do ciclo de vida que ele se encontra.

O produto: Cigarro Free da Souza Cruz

O famoso cigarro Free é fabricado pela Souza Cruz líder absoluta no mercado nacional de cigarros e produzido com os mais qualificados tabacos da região sul. A marca Free foi lançada em 1984 para competir no segmento de baixos teores. Na época, o cigarro Galaxy (atual Muratti), fabricado pela Philip Morris, era líder nesse segmento havia vinte anos. Porém, Souza Cruz lançou o Free e, com uma cuidadosa e pesada campanha de marketing, conseguiu derrotar seu concorrente. O cigarro Free se tornou grande sucesso entre os fumantes e se mantém bem sucedido até hoje, mesmo com as recentes mudanças, as quais foram alvos de constantes queixas. Por volta do início de 2012, o cigarro Free normal foi substituído por uma nova linha: o Free iTaste. Esse novo produto possui um fio condutor que liga o tabaco à extremidade do filtro, acentuando o sabor do cigarro. Além disso, o design da embalagem e do filtro mudou, ficando muito mais moderno. Desde que a linha iTaste foi introduzida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com