TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLIMAR INDIVIDUAL

Dissertações: Adm PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLIMAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR EAD – RS

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TURMA ADM 1

CRISTIANO BATISTA SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLIMAR INDIVIDUAL

RIO GRANDE

2013

CRISTIANO BATISTA SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLIMAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado aos professores do Curso Bacharelado em administração.

Professores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Marcia Bastos, Wilson Sanches, Henry Nonaka.

RIO GRANDE

2013

Questão 1

1.1 Inflação

O termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar. Em Economia, é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Há uma acentuada diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração, uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, porém não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nessa situação, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação. Outras causas da inflação estão relacionadas com o aumento exagerado do preço de um bem básico, como por exemplo, energia elétrica ou petróleo, ou ainda, pelo aumento ou excesso de consumo, aumentando a procura do produto e, consequentemente, o seu preço. No processo contrário à inflação, a Deflação, há uma redução do nível de preços dos bens e serviços e o valor do dinheiro é aumentado. É um processo normalmente verificado em períodos de recessão econômica.

Noticia: Inflação do aluguel sobe menos e registra 0,85% na primeira prévia de outubro. A primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de outubro registrou alta de 0,85%, queda em relação ao avanço de 1,02% em igual prévia de setembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 10, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-M é usado como referência para o reajuste dos contratos de aluguel.

1.2 Taxa de Juros

Para falarmos em Taxa de Juros, temos que falar um pouco sobre o que é o Juro; Juro é a remuneração que o individuo paga pela utilização do dinheiro, exemplo disso seria a compra de um automóvel, ao efetuarmos a compra deste bem, em uma compra a prazo, será utilizada uma taxa de juros de acordo com o valor do veiculo, o valor da entrada efetuada pelo individuo, e a quantidade de parcelas, levando - se em consideração a taxa do mercado.

Como citado anteriormente, podemos observar que a Taxa de Juros representa a razão entre o juro e o capital.

A taxa de juros pode ser fixa, como no exemplo da compra do automóvel, onde o valor da parcela é fixo, salvo se pago em atraso, recebera um juro de acordo com o tempo de atraso, ou variável, onde podem utilizar-se da poupança, ou da inflação, ou até mesmo da taxa de cambio para calculo do percentual.

A taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito.

A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro em um fundo bancário, ou seja, que se soma ao custo final de uma pessoa ou entidade que decide obter um empréstimo ou crédito.

Noticia: Copom sobe juros para 9,5% ao ano na quinta elevação seguida

Taxa vem subindo desde abril e chega ao maior patamar em um ano e meio.

Com decisão, Brasil volta à liderança do ranking mundial de juros reais.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu nesta quarta-feira (9) a taxa básica de juros da economia de 9% para 9,5% ao ano - uma alta de 0,5 ponto percentual. Segundo vários especialistas o aumento da taxa de juros implicará no futuro em uma diminuição da inflação, se isto ocorrerá saberemos somente com o tempo.

1.3 Taxa de Câmbio

“Segundo o economista Pedro Paulo Silveira, da CGD Securities Corretora, explica que a taxa de câmbio é o preço de trocas entre a moeda de dois países". Em economia internacional utilizamos o dólar como moeda de referência, no Brasil a taxa de câmbio é a taxa de troca entre o Real e o Dólar".

A taxa de câmbio afeta principalmente os preços praticados na economia. Há também o fato de que as matérias prima que são negociadas em todo o mundo, como petróleo, milho, soja, arroz, café, por exemplo, tem seus preços determinados em dólar. Ou seja, se há pouca oferta de algum destes produtos, o preço sobe internacionalmente e o supermercado brasileiro, mesmo que não afetado por esta queda na oferta, vai reajustar seus valores também. Segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), Samy Dana, "A taxa de câmbio é tudo". Ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas têm seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos.

Noticia: O dólar fechou em queda de mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com