TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Evolução Do Pensamento Adiministrativo

Dissertações: Adm Evolução Do Pensamento Adiministrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Teoria da Administração Científica

Em 1903 Frederick Taylor (1856-1915) publica o livro “Administração de oficinas” aonde expões suas teorias pela primeira vez,preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário, sua ênfase era que o trabalho tinha que ser analisado e testado assim para ter um padrão, com objetivo inicial de eliminar desperdícios. Os chefes aplaudiram sua ideia pois assim teriam mas lucros e funcionários satisfeitos. Mas por outro lado os operários não gostaram muito da ideia pois achavam que eles iriam trabalha mas e o lucro iria para os patrões, a reação dos funcionários foi tão grande que teve até uma investigação pelo Congresso Norte Americano pois os funcionários afirmavam que o surgimento da administração cientifica era apenas um nome elegante para força-los trabalhar mais. Porema investigação nunca foi resolvido plenamente.

Administração cientifica e aonde se produz mas com menos tempo e com mas eficiência e eficácia que era o foco principal de Taylor, ela se realiza quando a gerencia e os funcionários trabalham juntos, como parceiros e não como adversários. Taylor foi o primeiro a fazer uma análise do trabalho nas fabricas inclusive o tempo e os movimentos.

Em seu segundo livro “Princípios da administração cientifica” publicado em 1911, Taylor apresentou seus estudos com maior ênfase em filosofia e introduz os 4 (quatro) princípios da administração cientifica são eles:

1.Princípio de planejamento: aonde o trabalho tem que ser planejado e testado afim de reduzir e racionalizar sua execução.

2.Princípio de preparo: aonde se seleciona o funcionário com sua ênfase assim treina-lo para produzir mais e melhor, de modo como planejado para assim atingir a meta estabelecida.

3.Princípio de controle: aonde se controla o desenvolvimento para assim certificar se estava sendo realizado dentro da meta.

4.Princípio de execução: distribuía as atribuições para que o trabalho seja mais disciplinado possível.

A administração cientifica segundo Taylor não serve para o funcionário trabalha mais e sim usar os movimentos com eficiência e eficácia cada um no seu tempo com menor esforço e desperdício. O projeto de Taylor era aumentar a produção com menor custo e tempo sem prejudicar ninguém e aumentar os lucros e salários.

As soluções de Taylor foi primeiro analise do cargo e treinamento, com ênfase especial notreinamento, principalmente na indústria pesada,segundo proporcionar recompensas apropriadas tais como participação de lucros e pagamento de incentivo e por último aumentar o grau de cooperação entre gerencia e funcionários introduzir círculo de qualidade.

Taylor recebeu severas críticas, para os críticos Taylor transformou o homem em maquinas, que a padronização do trabalho seria uma intensificação desde que uma forma de racionalizar o trabalho, mesmo com todas as críticas não apagou o fato que a Administração Cientifica o primeiro passo concreto da administração, assim Taylor implantou diversos conceitos utilizados até hoje na administração.

FONTE: livro teoria geral da administração v.1 3 edição pag 64-82 autor Idalberto Chiavenato, 1976, 1979, 1987 editora Mc Graw-Hill ltda.

http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/

2.1.1 Fundamentos da Teoria

Segundo Taylor o objetivo central deste artigo é propor um modelo para aprimorar programas de motivação no trabalho a partir do perfil motivacional do trabalhador. A desvinculação entre metas do trabalhador e estratégias de motivação laboral pode ser um fator relevante no insucesso relativo de alguns programas de motivação. O conhecimento do perfil motivacional do trabalhador possibilita o desenvolvimento de programas diferenciados de motivação dentro da organização, visando à atender metas de diversos grupos de trabalhadores.

Como já foi salientado, isso não quer dizer que para cada funcionário seria necessário desenvolver um programa específico, mas que os programas motivacionais passariam a considerar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com