TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Pensamento ADM

Exames: Evolução Do Pensamento ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

BUROCRACIA

Segundo AMARU MAXIMIANO(2011), devido à grande importância das organizações formais modernas, alguns cientistas decidiram estuda-las.

Max Weber foi um deles, seu trabalho foi tão importante, ao ponto de influenciar grande parte dos autores que abordaram este assunto.

Max Weber relata que, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. As pessoas que integram as organizações modernas aceitam que algumas pessoas representem a autoridade da lei, tais como: guardas de trânsito, juízes, prefeitos e gerentes. A autoridade é contra partida da responsabilidade que as pessoas adquirem para o cumprimento da lei. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseiam em leis racionais é uma burocracia.

Dentro dos aspectos de burocracia existem características bem definidas que separam as organizações de grupos informais, como:

FORMALIDADE – As organizações são constituídas baseadas em normas e regulamentos chamados de LEIS, que determinam os direitos e deveres dos membros, nestas, fica explicito o que cada um deve fazer.

IMPESSOALIDADE – Nenhuma pessoa é empregada ou serva de outra, as relações entre as pessoas são estabelecidas devido ao cargos que elas ocupam, e pelos direitos e deveres pertinentes a este cargo. No tipo ideal de burocracia, o que conta é o cargo e não a pessoa.

PROFISSIONALISMO – O integrante(funcionário) de uma burocracia faz de seu cargo um meio de vida, recebendo um salário em troca de seus serviços. A ocupação do cargo deve-se a sua qualificação que são aprimoradas por meio de treinamentos especializados.

Outros autores, sob a influência de WEBER, contribuíram de forma crítica aos seus estudos, dentre eles:

AMITAI ETZIONI fala sobre os tipos de poder. Para ele o tipo ideal de burocracia de WEBER, aplica-se a empresas e governo, mas não abrange todas as organizações.

Segundo ETZIONI, existem particularidades distintas entre as organizações, e apesar disso, agrupam-se em categorias que permitem uma comparação, a qual, pode-se perceber o tipo de poder exercido sobre as pessoas. Cada tipo de poder dá origem a um tipo de obediência, tais como:

ORGANIZAÇÃO COERCITIVA – Coerção ou força física é o principal meio de controle sobre os membros da classe operacional, que não detêm o poder.

ORGANIZAÇÃO UTILITÁRIA - A remuneração é o principal meio de controle.

ORGANIZAÇÕES NORMATIVAS – Dependem muito mais do comprometimento de seus participantes operacionais.

Exemplo: Hospitais, organizações políticas e religiosas, universidades e organizações de voluntários.

PETER BLAU e RICHARD SCOTT, entendem que, as organizações devem ser agrupadas em categorias estruturadas de acordo com os beneficiários principais da organização, definindo quem se beneficia com a existência da organização.

Algumas organizações são criadas para prestar certos tipos de serviços para seus PRÓPRIOS MEMBROS, e não para clientes externos.

Já as empresas privadas, com interesses comerciais, são criadas para beneficiar seus criadores.

Há as organizações que beneficiam grupos específicos de clientes: HOSPITAIS, UNIVERSIDADES, ESCOLAS, ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS e AGENCIAS SOCIAIS.

Existem as organizações criadas por iniciativa do Estado, para oferecer algum tipo de benefício à SOCIEDADE.

Observando algumas questões, julgadas como não tão claras, sobre o tipo ideal de burocracia de WEBER, os autores CHARLES PERROW, WILLIAM ROTH e ROBERT K. MERTON, se propuseram a catalogar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com