TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Mercadologica

Casos: Adm Mercadologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  5.248 Palavras (21 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Neste ATPS será apresentado todo o conteúdo estudado na matéria de Administração Mercadológica, onde iremos compreender os conceitos centrais de Marketing e a sua importância, no século XXI, como fator de diferenciação e vantagem competitiva para as organizações.

O marketing é hoje um conjunto de conhecimentos fundamentais para profissionais das mais diversas áreas e a todos que precisam promover bens ou serviços. Entenderemos como o marketing é um fator de diferenciação para a organização tornando-a mais competitiva e ainda falaremos sobre o público-alvo, suas exigências e conseqüentemente do que é necessário para satisfazer essas exigências baseadas em uma empresa real.

ETAPA 1 - Definição de Marketing para o Século XXI. Adaptação do Marketing à nova economia. Satisfação, valor e retenção do cliente.

Nos dias de hoje, as organizações precisam se manter forte, e é necessário que elas conheçam as necessidades e tenha como foco a satisfação dos clientes, que estão sempre mudando de tempos em tempos. Oferecendo sempre rapidez, cordialidade, conhecimentos, soluções de problemas para o consumidor assim tornando-se mais competitiva, pois ainda existem organizações nos dias atuais que focam somente na venda do produto e não na satisfação da necessidade do cliente e ainda há aquelas que vendem preço ao invés de qualidade, mas preço baixo somente não e é o suficiente para formar uma empresa viável no mercado e é necessário definir melhor o que seria qualidade e o que significa boa qualidade para o consumidor, porém apenas isso não é o suficiente, pois segundo Kotler “o consumidor é mais do que um simples comprador” possuindo preocupações com o coletivo, com uma sociedade melhor e com o meio ambiente. As organizações que tem um foco global e local, e preocupações com o social e o ambiental possuem clientes mais fiéis, por conseqüência acaba ganhando mais dinheiro e ajuda a melhorar o mundo.

De acordo com as duas leituras sugeridas: “Marketing para o século XXI” e “Marketing 3.0” , pudemos perceber que houve muitas mudanças no estilo e no modo de se ver o marketing praticado pelas empresas. Na década de 1960, a bibliografia era basicamente descritiva. Existiam três abordagens. A abordagem da mercadoria descrevia as características dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores em relação aos mesmos. A abordagem institucional descrevia como funcionavam as diversas organizações do marketing, tais como atacadistas e varejistas e a abordagem funcional que descrevia como as diversas atividades de marketing — publicidade, força de vendas, política de preços — atuavam no mercado. O que levava os gestores a verem o marketing sob o ponto de vista administrativo, no qual, em qualquer lugar, os gestores de marketing deparavam-se com inúmeras decisões difíceis: tinham de escolher com cuidado os mercados-alvos, desenvolver as características e os benefícios ideais do produto, definir um preço efetivo e decidir sobre o tamanho e a alocação adequados da força de vendas e dos diversos orçamentos de marketing. Além disso, tinham de tomar essas decisões a despeito das informações incompletas e da dinâmica do mercado em constante mudança. Os gestores de marketing, a fim de tomarem as melhores decisões, precisavam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências.

Antigamente toda a teoria de marketing focava somente em empresas que precisavam obter lucros, depois foi percebendo-se a necessidade de se abordar o marketing também para organizações que não visam lucros, ou até mesmo considerando idéias como: as faculdades competem por alunos; os museus procuram atrair visitantes; as organizações de artes cênicas querem conquistar mais público; as igrejas buscam fiéis, e todos buscam patrocínio. Os indivíduos também realizam atividades de marketing: políticos buscam votos; médicos procuram pacientes, e artistas aspiram ao estrelato. Comum nesses casos é o desejo de uma pessoa atrair a reação ou o recurso de outra pessoa: atenção, interesse, desejo, aquisição, boa divulgação boca-a-boca. Entretanto, para obter essas respostas, a pessoa deve oferecer algo que a outra perceba como tendo valor, para que a outra parte ofereça voluntariamente a resposta, ou o recurso, em troca. Sendo assim, a troca surge como o conceito central subjacente ao marketing.

Os objetos negociáveis no mercado incluem mais do que produtos e serviços; podemos fazer o marketing de pessoas, lugares, idéias, experiências e organizações.

Outro movimento também que foi necessário surgir na abordagem do marketing, foi não mais se partir do pressuposto que o marketing significa necessariamente aumentar a demanda de determinado produto, às vezes pode ser necessário o de marketing, que é o que ocorre quando há uma demanda alta demais, sendo assim há a necessidade de se haver um equilíbrio entre oferta e demanda. Ou ainda, pode surgir a necessidade de um grupo reformista desejar acabar com a demanda por produtos considerados inseguros ou prejudiciais à saúde, como drogas pesadas, tabaco, alimentos ricos em gordura, armas de fogo e outros controversos? Nesse caso, a tarefa do marketing é chamada de não venda. Existem também outras tarefas do marketing, como a tentativa de mudar a imagem de produtos impopulares e de refinar uma demanda irregular.

Dentre todas as considerações, percebe-se então que a idéia central do marketing atual é a administração da demanda, isto é, as habilidades necessárias para gerenciar o nível, a regulagem do tempo e a composição da demanda.

O marketing moderno, como uma de suas principais contribuições, Ajudou as empresas a perceberem a importância da mudança na organização do modelo centrado no produto para aquele centrado no mercado e no cliente. Mesmo hoje em dia ainda há muitas empresas atuando com o foco na venda do produto em vez de com o foco na satisfação das necessidades.

Muita coisa está mudando na teoria sobre marketing de serviços e marketing empresarial. Entretanto, o maior impacto ainda está por vir, já que as forças da tecnologia e da globalização avançam em passo acelerado.

As exigências do cliente e as forças competitivas mudam significativamente de tempos em tempos, a estratégia vitoriosa do ano passado pode se tornar a estratégia fracassada de hoje.

O panorama econômico atual é moldado por duas forças poderosas: tecnologia e globalização. Além da tecnologia e da globalização, outras forças estão remodelando a economia. A desregulamentação, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com