TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Mercadologica

Pesquisas Acadêmicas: Adm Mercadologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

MICHEL DECIAN – RA 6827452220 / 07293

ATPS

Administração Mercadológica

DOURADOS

ABRIL DE 2013

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

MICHEL DECIAN – RA 6827452220 / 07293

ATPS

Administração Mercadológica

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de Dourados, Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, sob a orientação do professor Marcos R. Costa.

DOURADOS

ABRIL DE 2013

Etapa I

O Negócio, organização e desenvolvimento do desafio.

O negócio em questão refere-se a E-SHOP uma loja virtual de produtos esportivos (e-commerce) que está na Web há dois anos atuando com vendas e entregas em todo território brasileiro. É uma pequena empresa localizada no interior do Estado do Mato Grosso do Sul que trabalha com DROP SHIP, uma metodologia de venda que usa o Just in time como ferramenta principal, pois não detém estoques, encaminhando seus pedidos de compra diretamente ao fornecedor, que por sua vez envia os produtos dentro da logística do E-SHOP.

Seus produtos são voltados a todos os esportes, mas possui foco em esportes de corrida, futebol de campo e salão.

A Loja virtual é atualmente gerida por um profissional que tem capacidade de operá-la normalmente, mas, se identificou um aumento considerável nas vendas no ultimo semestre, que levou o proprietário a pensar em aumentar seu negócio, contratando mais pessoas e expandir seu domínio na rede virtual.

Este ramo vem crescendo cada vez mais pela facilidade em pesquisar preços e produtos e a comodidade que se tem para realizar compras, logo, há concorrência forte na área.

Entende-se que há um nicho a se inserir, o de jovens que praticam esportes com mais frequência e exigem qualidade em seus produtos, e é nesta fatia de mercado que a empresa pretende crescer.

A E-SHOP disponibiliza para seus clientes produtos já manufaturados e de alta qualidade que têm procura no mercado, logo, a maioria dos clientes atendidos já sabem o que estão comprando, não dependendo de serviço de atendimento para o produto, mas sim para toda questão que envolver: preço, prazo de pagamento e tempo de espera da entrega.

No modelo que será proposto para a nova E-SHOP, teremos mais colaboradores atuando para a mesma meta, e a setorização das atividades para o bom atendimento da massa de clientes e para o tratamento direto com os fornecedores, este tem como grande desafio itens de importação.

Com este bom atendimento e com a parte logística aferida, será garantido ao menos sete dos nove itens da Cadeia de Valor do cliente: Logística Externa, Operações, Desenvolvimento de tecnologia, Serviço, Marketing e Vendas e a própria Infraestrutura da empresa que será alterada.

O investimento em Tecnologia é feito de forma semestral, respeitando orçamentos que já são previstos em matricial de custos, ou seja, os valores investidos no final do período (semestre) par aquisição e novos Softwares e pagamento de outros domínios, já foram arrecadados no decorrer das atividades, facilitando a gestão financeira e de custo para o gestor.

Com alguns dos itens da Cadeia de Valor garantidos veremos maior entrega por parte da empresa para com clientes e fornecedores, tendo os mesmos percebidos estes valores verão que o cliente terá maior resiliência para alterações de preço do produto quando ocorrer, então será notado à retenção destes.

Investir em Clientes é mais caro que trabalhar para reter os já existentes, como a empresa vende através da internet, necessita de um cadastro atualizado de clientes para dar seguimento ao fechamento das compras, logo, tem-se um banco de dados atualizado com os dados dos que compram 1,2,3 ou várias vezes na loja virtual. Isto facilita a quantificação dos que voltam e por sua vez, é possível incrementar questionários dos pontos mais valorosos para os que lá acessam.

Esta aquisição de informações é feita de forma individual, pois o cliente é único, a compra é efetuada por apenas uma pessoa e não em grupo, logo os questionários preenchidos no site que trazem dados de interesse do cliente pode mostrar certas similaridades com outros clientes e por sua vez customizar um grupo. Dados estes que são de interesse da empresa como Marketing Responsável ou até mesmo para os fornecedores como Marketing Societário.

Hoje a empresa não possui um programa de relacionamento com o cliente, mas o modelo proposto acima de Serviço de relacionamento com o cliente será um dos implantados nesse novo projeto, seja via Pop-up no site ou via mensagens eletrônicas por e-mail (mailing). Esta ideia de implantar um PRC se dá principalmente para deixar os clientes mais informados, a mensagem será direta para com a preocupação da empresa com o cliente, mas, terá também um fundo informativo dos novos produtos disponíveis, muitos cliente não pretendem voltar a comprar em algum lugar por desavenças no atendimento ou na falta de um pós venda, a chegada de novos produtos e/ou serviços traz esperança de compra pra esta empresa e renova as concepções dos compradores.

A empresa possui 90% da clientela entre pessoas de 19 a 33 anos que procuram materiais esportivos e casuais para manter seu bem estar físico/social. São pessoas que se preocupam com a qualidade, durabilidade, desempenho e com o peso da marca que está adquirindo.

Estas pessoas estão em locais que tem maior acesso a redes de internet 24 horas, pois tem tempo para pesquisa. Entende-se que estas pessoas tenham capacidade de utilizar 15 % da sua renda mensal para aquisições destes produtos, a média da compra no site é de R$ 350,00 por pessoa, logo estão nas classes A, B e C. As compras não têm períodos exatos, pois a aceitação de cartões de crédito facilita o pagamento, muitas vezes com a primeira parcela para 30 dias.

No passear por grandes centros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com