TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Unopar

Monografias: Adm Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 6

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Desde os tempos antigos, os grandes senhores do engenho administravam seus bens de maneira sustentável, mas com o passar do tempo a necessidade de crescer, de ter poder, de enriquecer, foi fazendo com que o homem buscasse de alguma forma melhorar o seu empenho em relação ao trabalho, tornando-o mais rápido, gerando mais renda, competitivo e qualitativo.

Para que uma empresa cresça e se torne cada vez mais moderna é necessário um plano de negócios, que é uma ferramenta fundamental para o empreendedor, tendo em mente qual é o seu mercado alvo? O que você vende? Em que negócio você está?

Para sobreviver em um mercado competitivo é preciso tomar decisões rápidas, implantando um sistema que pode ser informatizado ou não mas que ligue os dados de todos os setores. Um planejamento estratégico analisando toda a estrutura empresarial, identificando falhas, ameaças internas e externas, conflitos, oportunidades, pontos fortes e fracos. Tendo em mente qual caminho seguir.

Eustáquio, proprietário da empresa, está passando por dificuldades de estruturações. Como dono, Eustáquio precisa contratar mais funcionários dividir as áreas, mas interligá-las com um sistema novo. Motivar seus colaboradores para o comprometimento com a empresa, aliás não é só o conhecimento e a globalização que imperam o que difere no mercado, mas as pessoas que atuam nessa área.

Como ponto estratégico, Eustáquio precisa compreender o limite de suas forças e habilidades para se interar com o meio ambiente, de maneira a criar vantagens em relação à sua concorrência, aproveitando todas as oportunidades. Através do planejamento a empresa pode traçar metas importantes, concentrando esforço, atingido objetivos e crescendo cada vez mais forte e competitiva.

O sucesso depende da habilidade em obter vantagens competitivas e visão de competência na execução de tarefas. As vantagens são: primeiro a obtenção do menor custo operacional, que permitirá a prática de preços competitivos a um volume lucrativo de vendas. Em segundo lugar vem a estratégia, visando à obtenção de altos padrões de qualidade de serviços e produtos, diferenciando da concorrência.

Eustáquio, como proprietário tem que está apto a receber qualquer opinião, pois o que um vê o outro não vê. Analisar cada área, colocando um líder em cada um que possa falar por todos. Interagir com os funcionários de modo que a motivação fale mais alto. Fazer reuniões semanalmente, mensalmente para medir satisfação, produção, vendas. É importante que seja um conjunto e sempre caminhando lado a lado.

DIVIDINDO ÁREAS

A organização de uma empresa é um agrupamento de atividades e recursos que visam resultados positivos para a mesma. Planejar, dirigir e controlar não se torna uma tarefa fácil quando não existe uma estrutura organizacional. Torna-se importante para a distribuição de cargos, a responsabilidade de cada coordenador agir e gerenciar em sua área. A seguir a empresa de Eustáquio será dividida em áreas, para um melhor desenvolvimento da empresa.

Todas as áreas de uma empresa são indispensáveis para o desenvolvimento e crescimento da empresa, no entanto o controle de produção e operação é um fator imprescindível num mercado tão competitivo. Para uma boa administração da produção além da redução de custos e qualidade de produtos e serviços. A parte operacional é responsável pelo que entra (matéria-prima, pessoal, tecnologia, máquinas) e pelo que sai (produtos e serviços). A produção é a função central das organizações já que ela vai ser responsável por alcançar o objetivo principal da empresa

A contabilidade é constantemente utilizada em todos os setores de uma empresa, pois ela é uma ferramenta gerencial. Ajuda na tomada de decisões, pois é a única que permite a análise histórica do que já ocorreu e projeções com boa precisão, inclusive para médio e longo prazo.

Nos diversos departamentos de uma empresa a contabilidade estabelece controles que permitem avaliações diversas, como o que é necessário para reduzir custos, qual fornecedor oferece mais vantagens (custo x benefício) considerando-se toda elaboração até se chegar ao produto final, consegue definir se é possível, ou mesmo necessário, contratar ou demitir funcionários.

As relações entre gerenciadores e contadores deve ser estreita, de tal forma que um conheça as ações do outro e seja capaz de interpretá-las. Um bom gestor deve entender de contabilidade e sempre ouvir, e mesmo debater, com seus contadores as melhores opções de ação na administração da entidade.

O departamento financeiro é o controle do capital da empresa, sempre atento aos valores das matérias primas. O planejamento é muito importante para saber o que vai gastar, para ver se o lucro será satisfatório, suprindo as despesas do mês.

A área de finanças é dividida em três setores: faturamento (relatórios, fechamentos e emissão de notas fiscais), contas a receber (recebimento e cobrança) e contas a pagar (pagamento de fornecedores, funcionários e prestadores de serviços).Para que empresa de Paulo cresça, é necessário que o mundo conheça os descartáveis, que sua produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com