TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Cientifica

Dissertações: Administracao Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR E FORD

O final do século XIX e início do XX é considerado como o ponto de partida da reflexão sistematizada sobre as organizações industriais. Essa é a época em que se vivia a transformação provocada pela segunda Revolução Industrial (1860):

- o aço substitui o ferro como matéria-prima básica;

- o petróleo e a energia elétrica substituem o vapor;

- a máquina automatizada entra em cena.

Mas, em especial, o conhecimento começava a ser introduzido na vida industrial: novas técnicas de produção e de trabalho eram exigidas, pois havia um mercado crescente - O movimento da Administração Científica: Taylor e Ford

Taylor e Ford eram engenheiros por formação e sua ênfase era concentrada na tarefa, na racionalização, na redução dos tempos de execução.

Atenção:

- Era uma tentativa de entender a organização a partir da tarefa.

- Visão de baixo para cima.

É preciso darmos conta de que a contribuição de Taylor não se limita a algo pontual, mas a uma série de noções e práticas que sem as quais possivelmente não teríamos o sistema de produção em massa como hoje conhecemos.

No entanto, o conhecimento sobre motivação e comportamento humano por parte de Taylor era bastante precário, demasiadamente modesto e simplista para ajudar a entender a organização como um todo.

Taylor entendia que o sucesso do indivíduo estava inevitavelmente associado ao sucesso da organização. Para ele, o que era lógico, racional, seria também psicológico.

Frederick Winslow Taylor - (1856–1915), Norte-Americano;

 Conhecido como “Pai da Administração Científica”, era absolutamente concentrado na tarefa, na racionalização e na redução dos tempos de execução. Iniciou sua carreira em 1878 (22 anos) como operário, galgando postos de líder de grupo, capataz, contramestre até chegar a engenheiro;

 Em 1900 recebeu o prêmio por sua invenção de um processo de tratamento de ferramentas modernas de alta velocidade;

 Publicou cinco livros, entre eles “Princípios da administração científica” e “Gerência de Fábrica”;

 Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários.

 Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa.

 Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência.

 Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época,o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas.

 Não havia, na época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável "exército industrial de reserva".

 O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.

Organização Racional do Trabalho:

 Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos

 Estudo da fadiga humana

 Divisão do trabalho e especialização do operário

 Desenho de cargos e tarefas

 Incentivos salariais e prêmios de produção

 Conceito de “homem econômico”

 Padronização

Características gerais da Administração Clássica:

- Regras e rotinas

- Busca de uma melhor maneira de fazer as tarefas

- Motivação financeira

Vantagens: Produtividade e Eficiência

Desvantagens: Subestima as necessidades sociais

Enfoque: No empregado / Tarefa

Os Quatro Princípios de Taylor:

1. PLANEJAMENTO

2. PREPARO

3. CONTROLE

4. EXECUÇÃO

Administração Científica de Taylor Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas.

Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer.

A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.

Princípio de Planejamento

Reunir a grande massa de conhecimentos tradicionais que se encontravam na cabeça dos trabalhadores, registrá-los, tabulá-los e reduzi-los a regras, leis e fórmulas.

Substituir, no trabalho, o critério individual do operário e a atuação prática, pelo métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método.

Princípio de Preparo

Cabe a gerência estudar o trabalhador que se encontra sob suas ordens, compreendê-lo da melhor maneira possível e não o deixar simplesmente por conta do capataz

Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e os equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e dos materiais.

Princípio do Controle

Consiste em aproximar os conhecimentos, a ciência e os trabalhadores treinados. Quando não houver alguém que gerencie essa aproximação, ela simplesmente não ocorrerá.

Controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com