TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Científica De Taylor

Dissertações: A Administração Científica De Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 3

A Administração Científica de Taylor

A Administração científica teve início no século XX pelo engenheiro americano Frederick Taylor considerado o Pai da Administração e fundador da Teoria Geral da Administração. Taylor teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época.

Nascido em uma família rica da Filadélfia em 1856, Frederick Winslow Taylor foi o pai da gestão científica do trabalho e o precursor do estudo do tempo e do movimento. Iniciou a sua carreira na companhia de aço Midvale Steel Works inicialmente era técnico em mecânica e trabalhava como operário. Posteriormente formou-se engenheiro mecânico, tornando-se engenheiro-chefe.

Depois foi consultor na Siderúrgica Bethlehem Steel de Pittsburgh, onde realizou as suas famosas experiências.

Fanático da medição dos tempos acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva.

A máxima de Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a supervisão do trabalho, recompensando ou punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Após descobrir a melhor maneira de executar uma tarefa o tempo padrão de eficiência produtiva é equivalente a 100%.

Em sua primeira obra, Shop Management (Administração de Oficinas -1903) Taylor estabelece que toda a operação industrial, deve ser um processo padronizado e planejado de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tempo. Todas as atividades eram divididas em tarefas e ensinadas aos empregados, surgindo então a idéia de treinamento.

O fato mais marcante da vida de Taylor foi à publicação de seu livro Princípios de Administração Científica em 1911, com esse livro ele tenta convencer aos leitores de que o melhor jeito de administrar uma empresa é através de um estudo, de uma Ciência.

Para Taylor os elementos da Administração Científica são:

1. Estudo de tempo e padrões de produção;

2. Supervisão funcional;

3. Padronização de ferramentas e instrumentos;

4. Planejamento das tarefas;

5. O princípio da exceção;

6. A utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo;

7. Fichas de instruções de serviço;

8. A idéia de tarefa, associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente;

9. Sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura;

10. Sistema de delineamento da rotina de trabalho.

Após conseguir a colaboração e o engajamento do operário no sistema e sua participação no aumento da eficiência, a solução encontrada foi oferecer planos de incentivo salariais e prêmios de produção.

A produção individual até o nível de 100% de eficiência era remunerada de acordo com o numero de peças produzidas, isto é, quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com