TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração Cientifica

Casos: Teoria Da Administração Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Administração Científica foi iniciada por Frederick W.Taylor, como função original eliminar o desperdício e elevar a produtividade. Dividido em dois períodos:

No primeiro período(1903) Taylor elaborou o

Estudo dos Tempos e Movimentos(Motion-time Study), no qual houve uma análise das tarefas, decompondo os movimentos e processos , aperfeiçoando e racionalizando-os. Propondo seleção científica, treinamento e a criação de uma atmosfera de cordial cooperação para os trabalhadores.

No segundo período(1911) como a publicação do livro

Princípios da Administração Científica conclui que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa.

A principal medida estrutural foi desenvolvimento Organização Racional do Trabalho(ORT). Métodos mais rápidos e instrumentos mais adequados para cada tarefa. Logo, houve uma repartição de responsabilidade: a gerência planejava e supervisionava enquanto o trabalhador ficava somente com execução do trabalho. Porém, a Administração Científica teve sérias críticas. Porter uma visão mecanicista ao considerar as pessoas como peças. Privando o operário da satisfação no trabalho, e pior, violando a dignidade humana.

Também, ignorava o ser humano como ser social e propunha uma concepção negativista do homem. E por ser uma atividade super especializada facilitava a troca do individuo.Logo, houve reações, por parte dos trabalhadores,promovendo greves e protestos. Isso porque não conseguiam trabalhar dentro tempo padrão.

 

E, apesar de pretender criar uma ciência, não apresentava comprovações científicas das suas proposições e princípios.E por ter visão apenas da área de produção, tornava-se uma visão incompleta da organização.Contudo, as críticas não diminuíram o mérito pioneiro da Administração Científica.

Na época, não existia conhecimentos em assuntos administrativos, a precária experiência industrial não apresentava condições favoráveis para elaboração de conceitos rigorosos.Assim, Administração deve ser tratada e estuda cientificamente, sendo Taylor o pioneiro nessa concepção.

E tendo como principal objetivo é a identidade de interesses entre empregados e empregadores. Estabelecendo incentivos salariais e capacitação e especialização científica, conduzindo a máxima eficiência, e consequentemente, maior lucro.

Ao dar enfoque no conhecimento ao invés do esforço físico, constituiu a maior mudança da história do trabalho.Conclui-se, que a Administração Científica contribuir para redução revolucionária do custo do bem. E tornou possível o aumento dos salários, sendo os operários americanos os mais bem pagos do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com