TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de gestão

Artigo: Definição de gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

A definição de administração é a tomada de decisões referentes aos objetivos e recursos para melhor conduzir ao objetivo final. Os recursos são as pessoas, informação, espaço, tempo, dinheiro entre outros.

Quando é referida a expressão tomada de decisões, quer dizer que ocorre um planejamento, organização, execução e direção e por fim o controle. Os recursos já foram mencionados acima e os objetivos são os resultados esperado do sistema.

Teoria x Prática

É de muita importância não somente na área do administrador como qualquer outra área a união da teoria e da prática, pois com a teoria o profissional está capacitado para entender os fatos relevantes de um determinado problema, possuindo técnicas e orientações necessárias para elaborar um procedimento para solucionar o mesmo. A prática torna o profissional mais experiente, fazendo com que ele simule cada situação e separe os casos para um estudo específico identificando com precisão e rapidez o melhor método de resolver o problema.

Como surgiu a administração?

O homem sempre se associou a outros para conseguir por meio da força conjunta atingir um determinado objetivo. Através desse conjunto se viu a necessidade de uma coordenação para trabalhar em eficiência e alcançar os objetivos em bem menos tempo.

A revolução industrial (1780 a 1860) foi o grande propulsor do capitalismo, pois surgiu a máquina a vapor fazendo com que o trabalho que antes era feita através do homem e de animais, fosse substituída pelas as maquinas a vapor, transformando o antigo artesão em um operário. Daí surgiram novas oportunidades de trabalho, acarretando um grande êxodo rural, ou seja, migração dos trabalhadores rurais para os centros urbanos.

Magno Monteiro Página 2

A administração surgiu em resposta de duas conseqüências provocadas pela revolução industrial:

O crescimento acelerado e desordenado das empresas fez com que existisse uma administração científica capaz de substituir a improvisação e o empirismo.

Uma grande necessidade de aumentar a eficiência e produtividade da empresa, devido a intensa concorrência e competição do mercado.

Os grandes pioneiros da administração moderna foram Frederick Winslow (1856- 1915) e Henri Fayol (1841-1925) que desenvolveram respectivamente a chamada Escola da Administração Científica e a Escola Clássica da Administração. Onde através deles surgiram:

Teoria da administração cientifica Teoria clássica da administração

Teoria das relações humanas

Teoria estruturalista

Teoria de sistemas

A administração se divide em três grandes eras, como mostra o quadro abaixo:

Era clássica (1900-1950) Início da industrialização

Poucas mudanças

Relações humanas

Era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com