TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao De Materias E Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Administraçao De Materias E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ETAPAS 1-2

PROFESSOR: FRANCISCO S. TEIXEIRA

Joinville

Outubro 2013

INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta considerações sobre a Administração de recursos Materiais e Patrimoniais, gestão de estoque e compras.

Tem-se como objetivo revisar os conceitos estudados na disciplina de Administração de Materiais e Logística.

Em Função da crescente importância que a administração de materiais tem no desenvolvimento da vantagem competitiva de uma empresa, pela falta do conhecimento dos acadêmicos de administração nesse tema, justifica-se a elaboração deste trabalho.

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Etapa 1

Aula-tema: Recursos materiais e patrimoniais.

Passo 1

Após leitura e debate sobre as partes 1, 2 e 3 do Livro-texto: MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de Materiais e Logística. ed. especial Anhanguera. São Paulo: SARAIVA, 2009, que trata dos principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais, seguem os conceitos obtidos:

1 – O que são recursos?

R: Conforme Martins, os recursos são tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza (no sentido econômico do termo).

2 – Quais são os recursos à disposição da empresa?

R: De acordo com Martins os recursos podem ser: materiais, patrimoniais, capital, humanos e tecnológicos.

3 – Explique como ocorre a administração dos recursos materiais.

R: A administração dos recursos de materiais envolve uma sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, compra do bem, recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e na sua distribuição ao consumidor final.

4 – Explique como ocorre a administração dos recursos patrimoniais.

R: Muito parecido com a administração dos recursos materiais, a administração de recursos patrimoniais envolve as operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, compra e recebimento do bem, conservação, manutenção e quando necessária, a alienação do bem.

5 – O que são fatores de produção?

R: Os fatores de produção são recursos que devem ser administrados e dentre eles podemos citar os clássicos que são: Capital, Terra e Trabalho. Entram também como fatores de produção a tecnologia, bens e o patrimônio da empresa.

6 – O que são medidas de desempenho?

R: A Medida de Desempenho é uma maneira de medir o desempenho em determinada área e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados.

Ex: Medir o desempenho da empresa em relação às exigências do cliente, medir o tempo do ciclo e a confiabilidade das entregas do processo produtivo, medir o nível da qualidade dos produtos, entre outros.

7 – Cite as principais técnicas de administração de materiais.

R: A principais técnicas de administração de materiais são Just-In-Time, Fornecedor Preferencial, Programação de Fornecedores, Kanban, Qualidade em Tempo Real e Seis Sigma.

8 – Quais as novas formas de comprar?

R: EDI, Internet, Cartões de Crédito e Leilões.

9 – Explique a forma de compra (EDI)

R: A compra EDI (Eletronic data Interchange) acontece por meio da utilização de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefônica e com um software especifico para comunicação e tradução dos documentos eletrônicos.

O computador do cliente é diretamente ligado ao computador do fornecedor e as informações são enviadas sem a utilização de papel, os dados são compactados, criptografados e acessados somente por uma senha especial.

10 – Quais as estratégias operacionais que definem as estratégias de aquisição dos bens materiais?

R: As estratégias operacionais que definem as estratégias de aquisição dos bens materiais são a verticalização onde a empresa produz tudo internamente e a horizontalização onde a empresa terceiriza o máximo possível dos itens que compõem o produto/serviço final.

11 – O que são recursos materiais?

R: São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social, eles são adquiridos regularmente e fazem parte do estoque da empresa.

12 – Explique a técnica MRP

R: O MRP é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de determinado produto. Com base na lista de materiais que é obtida por meio da estrutura analítica do produto e em função de uma demanda dada, o computador calcula as necessidades de materiais que serão utilizados e verifica se há estoques disponíveis para o atendimento, caso não haja materiais ele emite uma solicitação de compra.

13 – O que é o sistema Just-in-time?

R: O Just-In-Time é um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários, para que os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com