TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Materias E Logística

Casos: Gestão De Materias E Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 4

1. O desempenho de uma cadeia logística é função da qualidade dos sistemas de informação utilizados na otimização dos processos que compõem a cadeia. A rapidez na resposta aos anseios do consumidor, sendo fator decisivo para o alcance do almejado diferencial competitivo, requer, cada vez mais, o gerenciamento otimizado do sistema logístico, ou seja, é necessária que o aumento na rapidez de processos, corresponda uma melhoria do sistema, caso contrário haverá aumento de custos.

A intensa utilização do comércio eletrônico contribuiu para a ampliação de mercados e vertiginoso aumento no número de clientes, fornecedores, locais de suprimento e distribuição.

Em relação ao texto acima, responda as questões seguintes:

a. O perfil do cliente online brasileiro sugere a existência de algumas oportunidades de mercado ainda não exploradas e a presença potencial no futuro de outras oportunidades, a partir da evolução do varejo eletrônico no Brasil. Diante disso, proponha uma oportunidade efetiva e um potencial, justificando sua resposta. (1,0 ponto)

R: Uma oportunidade efetiva e que fica mais cômodo para o cliente encontrar o produto que deseja via internet, e um grande potencial e que se o empreendedor montar uma loja ele vai atender apenas clientes locais, mas se essa mesma loja também atender pela internet aí sim esta empresa estará atingindo um grande potencial.

b. Faça uma pesquisa em um site de comércio eletrônico, analise-o e, em seguida, escreva um texto de 5 a 10 linhas, apontando ao menos quatro diferenças observadas entre comércio eletrônico e o comércio convencional. Você deverá apresentar o link do site pesquisado. (1,5 pontos).

R: •Bem, no comércio convencional dependendo da loja o cliente pode ver vários produtos, compará-los e decidir por qual vai optar e no comércio eletrônico isso não é possível.

• No comércio eletrônico há menos opções de pagamento, geralmente são crédito e boleto bancário, já no comercio convencional são diversas opções, como por exemplo: crédito, débito, cheques, convênios, tickets, dinheiro.

•No comércio convencional o cliente pode provar o produto e verificar se não há defeitos e pode efetuar troca, dependendo do caso, entretanto no comércio eletrônico, não é possível.

•No comércio eletrônico o cliente após adquirir o produto tem de esperar vários dias até recebê-lo e no comércio convencional leva o produto no ato da compra.

Link: http://www.mercadolivre.com.br/

2. Em relação aos estudos realizados na disciplina relativos aos fundamentos da logística, acesse o link abaixo e realize a leitura do texto “Problemas com infra-estrutura emperram crescimento econômico”.

Disponível em: http://www.intelog.net/site/imprimir.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=715548&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=806355 Acesso em: 28 set. 2010. Após a leitura do artigo, escreva um texto de 7 a 12 linhas indicando, ao menos, três possíveis soluções para diminuir a diferença entre o tempo de trânsito de mercadorias observado entre Brasil e Estado Unidos. Seu texto deve apresentar argumentos e fundamentação para as soluções indicadas. (2,5 pontos)

R: O Brasil tem a base de sua economia na agricultura e o escoamento da produção depende das estradas brasileiras, das quais, muitas apresentam péssimas condições de trafego, sejam pela má conservação e também pela falta de policiamento que gera uma grande incidência do roubo de cargas, fatores estes que são determinantes para o crescimento econômico. Entretanto, é necessário investir nas estradas e em policiamento, mas vale lembrar também que o Brasil precisa muito investir em ferrovias e não desativá-las como foi feito em grande parte do território, e também aproveitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com