TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materias E Logistica

Trabalho Universitário: Administração De Materias E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

PARA DISCUSSAO

1) Como o domínio da tecnologia pode tornar-se importante fator de produção.

A tecnologia, por sua vez, além de fator de produção ao lado do capital, do trabalho e das matérias-primas, comporta-se ela mesmo como mercadoria. Ela tem valor de troca estando sujeita, em consequência, a todos os tipos de transações legais e ilegais: compra, venda sonegação, cópia, falsificação, roubo e contrabando. Em geral, as tecnologias são interdependentes . Dificilmente se encontra uma tecnologia cujo desenvolvimento não dependa do desenvolvimento de outras tecnologias. Assim, por exemplo, o desenvolvimento dos reatores nucleares depende, substancialmente, do surgimento de novas ligas metálicas resistentes a temperaturas mais elevadas.

A tecnologia pode apresentar-se sob duas formas: implícita ou explícita, conforme esteja ou não incorporada a bens e serviços. A tecnologia implícita é aquela que permitiu a produção de um bem físico ou de um serviço, e que se acha incluída no seu valor.

A tecnologia explícita é aquela que não se encontra embutida em um bem físico ou serviço. Ela se encontra acumulada em pessoas, sob a forma de conhecimentos intelectuais e habilidades manuais, ou em documentos, tais como patentes, relatórios, plantas, desenhos, instruções, manuais, especificações, etc

2) Os clientes constituem um recurso para a empresa? Explique.

Sim o cliente é um dospontos mais importante para uma empresa. Tanto que uma empresa que tem uma carteira de cliente ativo, fazem este parte dos valores incorporadores quando a mesma for negociada.

3) O que são bens de capital?

O bem de capital é um tipo de bem usado na produção outros bens, mas que não é diretamente incorporado no produto final. Indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens ou mercadorias. Bem de capital inclui fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos, e diversas construções que são utilizadas para produzir outros produtos para consumo.

Por exemplo, carros são frequentemente considerados bens de consumo, pois são geralmente adquiridos para uso pessoal.

Um caminhão betoneira, no entanto, pode ser considerado um bem de capital, pois é utilizado por empresas de construção na produção de outros produtos, como casas e edifícios.

4) A tecnologia de gestão é um recurso? Por quê? Cite alguns exemplos para explicar sua resposta.

A tecnologia de gestão é um recurso tanto para as pessoas quanto para a empresa. Isso porque a tecnologia tem facilitado às equipes, a combinação, de maneira mais flexível do tempo, da distância e da memória, permitindo que as habilidades presentes na empresa, independentemente de sua alocação na estrutura organizacional, possam ser melhor utilizadas.

5) O que são recursos patrimoniais?

Constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que atenderão à demanda. Esses compreendem:

− Prédios e Instalações – galpões, escritórios, almoxarifados, garagens, etc.

− Terrenos – é o local onde estão as instalações, suas áreas livres e terrenos vazios que pertencem à empresa.

− Máquinas e Equipamentos – ferramentas, máquinas operatrizes, caldeiras, guindastes, pontes rolantes, compressores, dispositivos, veículos, computadores, móveis, etc.

Os bens patrimoniais não são adquiridos de uma só vez, mas continuamente durante a

Existência da empresa. Tal aquisição pode ocorre principalmente em duas etapas: - no projeto inicial do negócio, - na ampliação ou troca dos recursos.

6) A vantagem competitiva que uma empresa tem em relação a um concorrente é um recurso? Por quê? De exemplos para esclarecer melhor sua resposta

A sustentação de uma organização se dá por meio da fusão dos diversos recursos que a compõe às habilidades inatas e adquiridas gerando assim as competências essenciais as organizações e que lhe proporcionam um diferencial competitivo frente ao mercado ocupado. Os recursos podem ser tangíveis e intangíveis, ou seja, compreendem desde as máquinas utilizadas numa produção até o conhecimento intrínseco do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com