TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SECTOR DA SUPERMERCADEIRA

Seminário: ESTRUTURA DE MERCADO DO SECTOR DA SUPERMERCADEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Seminário  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a evolução da concentração de mercado do setor de supermercados do Rio Grande do Sul, além da concentração, o trabalho também se destina a uma análise da estrutura deste mercado. A evolução dos índices de concentração estudados mostra que o setor apresenta uma concentração moderada, e a análise das principais características do mercado permite concluir que se trata de um oligopólio do tipo diferenciado-concentrado.

Também se encontra conceitos de estatística aplicada, métodos quantitativos, medidas descritivas, medidas de tendência central, medidas de dispersão, técnicas de amostragem probabilística, números-índices, deflação de dados, e a importância da estatística nas grandes empresas.

Um breve relato sobre a relação entre o capitalismo e o consumo excessivo da sociedade moderna, e até onde vai à gana pela conquista do cliente. Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

A estrutura do setor de supermercados do Rio Grande do Sul é constituída por várias empresas, algumas dessas empresas detêm maior poder de mercado que outras. Assim, pode-se dizer que o setor de supermercados do Rio Grande do Sul é um oligopólio.

A análise dos índices de concentração mostra claramente que o setor de supermercados do Rio Grande do Sul não se constitui em uma estrutura de concorrência perfeita, pois algumas firmas têm parcela de mercado que permite algum controle do setor, de forma que as características da concorrência perfeita, como preços dados pelo mercado e lucro econômico nulo no longo prazo, não sejam observados.

Também pode - se dizer que o setor estudado não se trata de um monopólio, já que não existe apenas uma firma dominando o setor e estabelecendo o preço de mercado. A análise dos índices de concentração deixa isso evidente. A hipótese de o mercado estruturar-se como uma concorrência monopolista também é descartada, visto que existem firmas que dominam o setor. Podemos considerar que existem quatro tipos de oligopólio: concentrado, diferenciado, diferenciado-concentrado e competitivo.

As vantagens competitivas dos maiores supermercados do Rio Grande do Sul provêm, em especial, das economias de escala de distribuição existentes no setor e da diferenciação dos produtos, ou seja, da diferenciação dos serviços oferecidos por cada supermercado. Além disso, grandes supermercados se destacam através do marketing, gerando economias de diferenciação que se consolidam pela fidelização dos clientes às marcas. Essas são as principais características do setor.

É importante salientar que, por mais que os produtos vendidos nos diferentes supermercados possam ser praticamente os mesmos, cada supermercado procura se diferenciar dos demais. Essa diferenciação ocorre nos serviços que cada empresa oferece, como formas de pagamento diferenciadas, instalações, atendimento aos clientes, entre outros.

Nos oligopólios concentrados, os produtos são basicamente homogêneos, e a competição é feita através das economias de escala de produção. Apesar da existência de economias de escala, esse não é o tipo de oligopólio observado no setor estudado, pois os supermercados conseguem diferenciar os serviços que oferecem.

Outro tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com