TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa

Tese: Fluxo de caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

A administração financeira de uma empresa gira em torno de dinheiro. Os sócios querem maximizar suas riquezas, o lucro é o objetivo final das operações. A partir do momento que os administradores possuem o controles de todas as operações , a administração do disponível da empresa torna-se mais fácil. Para auxiliar nesse controle os gestores utilizam uma ferramenta de nome fluxo de caixa.

O fluxo de caixa no uso como instrumento de gestão financeira para avaliação da liquidez e capacidade de financiamento de empreendimentos é fundamental. Através dessa ferramenta é controlado a movimentação de entrada e saída de recursos financeiros em um período determinado da empresa.

O fluxo de caixa facilita a gestão no sentido de saber qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento . Sua principal características é fornecer informações para os gestores saberem com precisão a real situação da empresa e, com base no resultado decidir os caminhos a seguir, nessa caminhada sempre há decisões a tomar, escolhas a fazer , o custo de oportunidade está sempre presente nessas transações . Ele é representado pelo valor das oportunidades sacrificadas, são custos implícitos relativos aos insumos que pertencem a empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo. Exemplo de custo de oportunidade: um representante de vendas autônomo, após contabilizar receitas custos de sua venda verifica que teve um lucro médio mensal no ano passado de R$ 4.000.00 . No entanto lembra-se que ante de deixar o emprego para abrir sua representação comercial tinha um salário médio de R$ 8.00,00, esse é o custo de oportunidade de sua mão de obra, o custo da melhor alternativa do emprego de sua força de trabalho.

Pode-se, então, concluir que existe um custo de oportunidade para tudo que se faz, e este custo deve ser conhecido e mensurado pelo empresário, pois muitas vezes as escolhas que se mostram melhores logo de cara, podem no final não serem realmente o que se propõem a ser. E, também, é importante a empresa buscar criar produtos e serviços que realmente representem algum diferencial, pois o cliente pode, através do preço relativo, escolher outro produto.

A capacidade de previsão de uma empresa está na competência de gerar cenários futuros, de forma dinâmica e eficaz. Uma das alternativas para atingir esse objetivo é orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiro é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua.

O orçamento é uma prévia de despesas e investimentos dentro de uma organização.

Para Lumes (2000), em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição prévia.

De despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando,

Assim, o emprego mais eficiente desses recursos.

O orçamento empresarial é a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração, para um determinado período. É também o processo pelo qual, através da estimação de receitas e despesas, as empresas viabilizam as decisões e estratégias oriundas do planejamento. Deve ser elaborado de forma descentralizada, subdividindo-se em tantas unidades quantas sejam as unidades da empresa. Deve haver tantos sub-orçamentos quantas sejam as diretorias, divisões, gerências, departamentos e setores. existentes na estrutura organizacional da empresa, pois é através deles que os planos são executados, os objetivos são atingidos e o controle é exercido. Ele deve ser estruturado de acordo com os níveis de autoridade e de responsabilidade e, também, de acordo com as linhas de produtos e serviços.

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa.

Esse controle de custose projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde .

Ao elaborar os orçamentos da empresa, os administradores devem sempre seguir uma regra: o cliente é o fator determinante da própria existência da empresa e a qualidade dos produtos é o fator chave. Essa regra deve sempre ser a baliza para se orçar as receitas e despesapequenos desperdícios até grandes desvios. É considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais

para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os

gestores têm o compromisso especificado e definido no plano estratégico, que acabam

sendo firmados no momento da montagem do orçamento. mundialmente.

As principais etapas para uma empresa elaborar o orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção ou fabricação, orçamento dos custos de matéria-prima, orçamento dos custos de mão-de-obra direta, orçamento dos custos indiretos de fabricação, despesas de vendas e administrativas, projeção dos financeiro e os tipos de orçamenots são: orçamento etático e flexível.

Padoveze (2010) afirma que o orçamento estático é o mais comum. Elaboram-se todas as peças orçamentárias a partir da fixação de determinado volume de produção ouvendas. Os volumes também determinarão o volume das demais atividades e setores da empresa“Orçamento Flexível é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades” (PADOVEZE, 2010, p.523).

Para Marion e Ribeiro (2011) orçamentos flexíveis são aqueles que, uma vez elaborados, permitem modificações ou ajustes de suas previsões em decorrênciados desvios observados durante a sua execução entre o que foi fixado e o que foi

realizado. Outro fator que ajuda no controle da administração é o payback.

Por definição, o PAYBACK corresponde ao calculo do tempo que um determinado projeto necessita para retornar o capital inicialmente investido.

Segundo Pereira, Turrione e Pamplona, o PAYBACK é o período de recuperação de um investimento e consiste na determinação do prazo em que o montante do gasto do capital investido será recuperado por meio de fluxos de caixa gerados pelo investimento

Payback Descontado O conceito é basicamente o mesmo do payback original ou payback simples, porém ofator tempo no valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com