TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESERVAS CONTABILÍSTICAS

Seminário: RESERVAS CONTABILÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

ACURACIDADE DOS ESTOQUES

Segundo Gasnier (2002) um dos grandes desafios dos responsáveis pela gestão de materiais é manter a acuracidade dos estoques .

Acuracidade é um adjetivo ,sinônimo de qualidade e confiabilidade da informação , essencial principalmente nos dias de hoje onde as empresas buscam trabalhar com estoques enxutos e com movimentações constantes implicando em riscos de erros nos registros das transações causando impactos em seu nível de serviço na distribuição. São necessários investimentos em recursos e tecnologia da informação para se chegar a excelência da gestão do estoque .

Ainda segundo Gasnier (2002) a acuracidade das informações trazem benefícios efetivos sob vários pontos de vista seguem alguns deles :

Empresarial – a acuracidade das informações é fundamental para tomada de decisões criticas.

Contábil – a acuracidade das informações é imprescindível para quantificar com precisão a riqueza da empresa.

Vendas – a acuracidade das informações é necessário para se aceitar um pedido e determinar um prazo de entrega .

Logística – a falta da acuracidade das informações pode comprometer o atendimento ao cliente .

Conforme Gasnier (2002) a figura abaixo demonstra o efeito avalanche ativado pela falta de acuracidade .

SHAPE \* MERGEFORMAT

A formula da acuracidade de informações segundo Gasnier (2002) .

INVENTÁRIO DE ESTOQUE

Inventário é uma lista de bens disponível em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados .

O inventário é necessário para que possamos nos certificar de que o saldo físico corresponde ao saldo contábil , proporciona inúmeros benefícios como operar com reduzido capital de giro além disto muitas empresas necessitam publicar seus balanços , um inventário consistente é premissa das auditorias independentes para emissão do seu parecer favorável sobre o balanço.

Alguns Objetivos do inventário físico de estoque:

Redução das perdas pelo maior controle dos produtos.

Atualização de bancos de dados possibilitando comprar e vender.

Otimização dos níveis de estoque .

Descobrir erros no processo , garantindo a integridade da informação .

Velocidade na tomada de decisões

Alguns tipos de inventários :

Inventário Geral

Inventário cíclico

Inventário por lotes

Inventário segmentado

NÍVEL DE SERVIÇO

De acordo com Ballou (1993) , nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado , sendo seu desempenho oferecido aos clientes como fator chave no atendimento aos pedidos com objetivo de assegurar sua fidelidade . Segundo Ballou (1993) , os compradores são sensíveis ao serviço que eles recebem de seus fornecedores , ou seja , melhor nível de serviço significa menores custos de estoque para o cliente , fator motivador para a preferência , desde que a melhoria no serviço não influa na qualidade e no preço do produto .

Com a globalização, aumento da concorrência e os altos níveis de competitividade existentes, as empresas se voltaram para o mercado com o objetivo não só de adquirir novos clientes, mais principalmente de satisfazer e manter os clientes já conquistados disponibilizando melhores níveis de serviços no atendimento. Atualmente a importância dos níveis de serviços nas empresas é indiscutível , além de um produto de qualidade se faz necessário diferenciais no atendimento ao cliente .

Segundo Ballou (1993) , o nível de serviço oferecido representa grande numero de fatores individuais , muitos dos quais estão sob controle da logística , sendo classificados de acordo com a sua relação com a transação do produto , ou seja , elementos de pré-transação , transação é pós-transação.

SHAPE \* MERGEFORMAT

Os elementos da pré-transação do serviço ao cliente se se relacionam as políticas ou programas da corporação , ou seja ,regras ou estatutos da administração de serviço

Os elementos da transação são aquelas variáveis do serviço ao cliente ,diretamente envolvidas no desempenho da distribuição física , como a confiabilidade do produto e da entrega .

Os elementos da pós transação são aqueles que geralmente apóiam o produto durante o seu uso , como garantia do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com