TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração- Capítulo 6

Monografias: Administração- Capítulo 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  6.845 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO 6 - ORGANIZAÇÃO

1) Defina o conceito de organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

Podemos definir organização como a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, quando e onde se devem tomar as decisões, ou seja, a organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura e os recursos organizações e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente. A estrutura organizacional tenta minimizar ou controlar influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis do trabalho. O organograma mostra, graficamente, as funções, os departamentos e os cargos da organização, também especificando como eles se relacionam, assim, cada retângulo representa um departamento/divisão de trabalho, estes ficam organizados em níveis, que representam o nível hierárquico dentro da empresa. Quem está subordinado a quem é representado por linhas de ligações entre estes retângulos.

2) Em que consiste o processo de organização?

O processo de organizar consiste em dividir: divisão do trabalho que indica o nível de especialização vertical e horizontal das tarefas de um trabalhador, integrar: que seria o agrupamento ou integração das unidades de trabalho para melhor coordenação e coordenar: uso de mecanismos que buscam a colaboração entre os vários departamentos com intuito de alcançar um objetivo comum na empresa.

3) O que e a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão?

Amplitude de controle decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinada a um administrador. Sua extensão é definida pela complexidade do trabalho, competência, experiência e motivação dos gestores e subordinados, sofisticação dos sistemas de informação e comunicação, similaridade das tarefas e funções supervisionadas, disponibilidade e clareza das regras e procedimentos que definem as tarefas, interdependência ou interligação das tarefas, proximidade dos subordinados, estabilidade ou instabilidade do ambiente externo e estilo pessoal dos administradores e cultura organizacional.

4) Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?

As formas mais comuns de departamentalização são: funcional, por produto, por cliente, geográfica ou territorial, por processo, sendo que a departamentalização funcional é a mais utilizada, onde consiste em agrupar pessoas, recursos e tarefas em departamentos de acordo com a função organizacional desempenhada.

5) Contraste centralização e formalização. Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles?

Centralização é a concentração do processo de tomada de decisões no topo da cadeia hierárquica, já a formalização é o grau de padronização e normatização no tratamento de contingências ambientais ou processos da empresa. Atualmente, verifica-se uma tendência de descentralização e redução de formalização uma vez que seus excessos limitam a flexibilidade, a criatividade e a agilidade no tratamento de demandas.

6) Qual é a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?

Poder é uma forma mais abrangente, onde a autoridade é um tipo de poder, ou seja, poder é a capacidade de exercer em determinada pessoa ou grupo a alteração de seu comportamento. A autoridade é um tipo de poder que está relacionado a estrutura organizacional de uma empresa, onde é oriunda da aceitação da regra organizacional da empresa.

Os tipos de poder também podem ser: coercitivo: baseado na possibilidade de punir ou aplicar alguma sanção; por recompensa: poder baseado na retribuição ou recompensa; legítimo: originário do nível organizacional superior formal; referente: associado a uma imagem favorável (heróis militares, o papa); competência: advêm da competência, conhecimentos e aptidões distintivas.

7) Em que consiste uma estrutura funcional? E uma estrutura divisional? Quais são as principais diferenças e semelhanças entre elas?

Estrutura funcional é o resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional, ou seja, é um critério de agrupamento baseado na similaridade de tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função.

Já a estrutura divisional agrega as tarefas em diferentes unidades semi-autônomas segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos, mercados ou clientes. Ou seja, enquanto a estrutura funcional é organizada de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços, a estrutura divisional é organizada em função dos resultados, ou seja, os recursos necessários para produzir um produto ou servir um cliente, já se encontram disponíveis em cada departamento.

8) De que forma a estrutura matricial combina a estrutura funcional e divisional? Alguns autores afirmam que esse tipo de estrutura causa mais problemas do que os soluciona. Qual a sua opinião sobre isso, você concorda com essa afirmação?

A estrutura matricial, na visão funcional, une especialistas em cada área funcional, permitindo extrair o máximo da divisão do trabalho enquanto que, na visão divisional, pode alcançar, nos aspectos críticos do negócio, uma coordenação orientada para os objetivos globais da organização e melhor adaptação ao ambiente.

Como podemos ver no texto, nesse tipo de estrutura, há dualidade de autoridade, o que, a longo prazo pode gerar conflito de objetivos, portanto, acredito que tal estrutura deva, como o próprio autor ressaltou, ser aplicada por períodos pré-determinados, ressaltando a necessidade de ter seus objetivos claramente definidos.

9) O que é uma organização em rede? Faz sentido esse tipo de estrutura? Como seria seu organograma?

É são estruturas advindas nas demandas dos consumidores baseadas em qualidade e não em quantidade de produtos, onde elas se destacam, em relação às estruturas funcional, divisional e matricial, devido à flexibilidade e capacidade de inovação. Atualmente, é o tipo de estrutura mais observados no ambiente empresarial, devido à possibilidade de ingresso de novos atores, chamados na administração de stakehoders, na estrutura organizacional da empresa. Seu organograma indica estrutura alternativa, com hierarquia achatada e divisão de trabalho com limites indefinidos. Suas equipes podem ser temporárias ou não, a tomada de decisão é descentralizada e o topo do organograma se destacam como coordenadores.

10) Quais são as principais diferenças entre o modelo orgânico e o modelo mecanicista?

O modelo mecanicista é similar ao burocrático de Weber, caracterizada pelas tarefas rotineiras, baseadas em procedimentos pré definidos, com elevado grau de especialização e impessoal. Já no modelo orgânico, verificamos uma estrutura mais rápida e leve, gerando agilidade no tratamento de demandas. Nesse modelo, as organizações são vistas como um organismo único, em busca de constante adaptação e mudança, onde a autoridade surge da competência, baseada e valorizada pelo desenvolvimento de seus funcionários, com tomada de decisão em conjunto do seu coordenador e membros da equipe.

11) Por que a estratégia condiciona a estrutura? Não seria o contrário? Explique.

Como apontado por Alfred Chandler, verifica-se que uma empresa, ao modificar sua estratégia, a estrutura antiga, não se adapta ou se correlaciona à nova visão estratégica da empresa. De fato, podemos considerar que com a mudança da estratégia corporativa da empresa, esta teria que modificar sua estrutura antiga, adequada à estratégia anterior, para conseguir alcançar seus novos objetivos.

12) Como o ambiente externo e a tecnologia influenciam as decisões sobre a estrutura?

A estrutura organizacional de uma empresa deve observar os seguintes fatores:

- Ambiente externo: em ambientes simples ou mais estáveis, necessitam de estruturas mais rígidas, uma vez que esta possui poucos fatores ambientais, é o que verificamos, por exemplo, em empresas de extrativismo. Contudo, em ambientes mais dinâmicos, onde há uma grande variedade de fatores ambientais, há necessidades de estruturas mais leves, dinâmicas, com alto grau de adaptação a mudanças, como podemos ver no mercado financeiro, por exemplo;

- Tecnologia: em processos mais rotineiros, com tecnologia definida ou mudança reduzida, verificamos a necessidade de estruturas baseadas em processos e regras bem definidos, como podemos ver numa indústria de sabão em barra; enquanto que em áreas com tecnologias em constante desenvolvimento ou dinâmicas, há a necessidade de estruturas ágeis, capazes de se adaptar rapidamente a cada novo projeto, é o que vemos no mercado de fabricação de celulares, por exemplo.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »