TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Classica

Pesquisas Acadêmicas: Administração Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  214 Visualizações

demostrar como pode ser aplicado o principio da divisão do Trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência e reduzir custos na produção

prepararum estudo de tempos e metodos visando melhorar a produção

demonstrar como os principios gerais da administração na visão de Fayol podem ajudar a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia, organização e planejamento.

A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.1

Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.

Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com