TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Compras - Integração Horizontal X Vertical

Casos: Administração De Compras - Integração Horizontal X Vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  3.363 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

PROFESSOR: ROGÉRIO CHAGAS

ALUNO: MIGUEL LUCENA

MATRÍCULA: 201007047461

Sumário

1. Definição Integração Vertical

2. Definição Integração Horizontal

3. Vantagens de Organizações Verticais

4. Desvantagens de Organizações Verticais

5. Vantagens de Organizações Horizontais

6. Desvantagens de Organizações Horizontais

7. Estudo de Caso Votorantim Integração Vertical

8. Estudo de Caso Bosch Rexroth Pomerode Integração Horizontal

9. Conclusão

1. Definição Integração Vertical

A integração vertical é o ato de se expandir para novas operações com o objetivo de diminuir a confiabilidade de uma empresa em outras empresas no processo de produção e distribuição. Ocorre quando diferentes processos de produção passam a ser controlados pela mesma empresa. Pode ocorrer entre dois ou mais processos contínuos de produção. Esse método de produção visa à diminuição de custos e maximização dos resultados. Além disso, dificulta o acesso do concorrente a um determinado produto ou matéria-prima, principalmente em determinados mercados onde a fonte destes insumos é restrita.

2. Definição de Integração Horizontal

A integração horizontal é o ato de integrar outras infra-estruturas, bens e empresas do mesmo setor ou no mesmo nível de produção. A aquisição desses ativos normalmente resulta em uma expansão das operações já existentes e não a criação de novas operações. Consiste em uma estratégia de crescimento baseada na aquisição de duas ou mais sociedades do mesmo nível da cadeia produtiva, ou seja, concorrentes diretos. Muitas vezes se dá com a aquisição de todo o estabelecimento comercial, inclusive a marca original de um determinado produto, que pode ter boa penetração no mercado consumidor. Com isso, muitas vezes o administrador opta por manter esta marca original, se beneficiando da aceitação da mesma. Essa integração inviabiliza a competitividade de outras marcas, eliminando a concorrência.

3. Vantagens de organizações empresariais verticais

A vantagem de uma organização comercial vertical é uma estrutura de gestão clara, de tal forma que as linhas de responsabilidade e de controle são claros e a função de cada camada pode ser mais clara e mais distinta. Além disso, a escada para a promoção e progressão é clara, cada gerente tem um número menor de funcionários sob seu controle, dando-lhe uma extensão estreita de controle, o que lhe permite supervisionar mais de perto seus empregados.

O principal benefício da integração vertical é que ele permite que as empresas a cortar custos totais por internalizar o valor que outras empresas, caso contrário tomar como lucros. Por exemplo, um supermercado pode pagar uma empresa de camionagem $ 5.000 para fazer algo que custa apenas a empresa de camionagem $ 3.800. Ao comprar seu próprio caminhão e contratar um motorista empregado, o supermercado só tem de pagar 3.800 dólares agora.

4. Desvantagens das organizações empresariais verticais

A comunicação entre as camadas superior e inferior da administração deve ser transmitida através de várias camadas, resultando numa redundância e atraso na comunicação. Assim, as decisões e ações empresariais estão atrasadas quando a aprovação por cada nível de gestão é necessária. Além disso, a qualidade da eficácia dessas decisões e ações empresariais é ainda mais diminuída por causa da liberdade limitada e responsabilidade dos trabalhadores subordinados. As organizações empresariais verticais tem um custo mais elevado de gestão porque os gestores são geralmente pagos mais do que os trabalhadores e cada camada de gestão são pago uns salários mais elevados do que as camadas mais baixas. Um ponto que impedem as empresas de se envolver em integração vertical são os problemas associados com o exercício de um tipo desconhecido de operações e os custos iniciais de que o esforço de integração requer.

5. Vantagens de organizações empresariais horizontais

Organizações empresariais horizontais tem uma comunicação melhor e maior entre os níveis de gestão e subordinados. Além disso, porque há menos camadas de gerenciamento da cadeia de comando e menos burocracia, a tomada de decisões é mais fácil e de maior qualidade, o menor número de camadas resulta em menores custos para a organização e em número de gerentes. Os funcionários podem atingir maior satisfação em uma estrutura horizontal, devido a uma maior liberdade e autonomia. A forte ênfase na inovação pode levar a idéias que mantêm a organização à frente da concorrência. A ausência de múltiplas camadas estruturais fornece processos simplificados de comunicação e de informação, tornando a organização mais ágil e adaptável à mudança. No entanto, os governos tendem a franzir a testa na integração horizontal de certo ponto. Isto porque, se uma única empresa assume o controle de um mercado inteiro, desta forma, torna-se um monopólio, o que significa que ele pode cobrar preços exorbitantes com pouco medo de perder vendas.

6. Desvantagens das organizações empresariais horizontais

Uma desvantagem de uma estrutura de negócios horizontal é que pode limitar ou impedir o crescimento do organismo, uma vez que os níveis de gestão superior têm uma extensão de mais direto e mais elevado de controlo de cada camada inferior, e tendo em mais departamentos irá diminuir a sua capacidade de gerir. Assim, esta estrutura organizacional normalmente é limitada a pequenas empresas e privados, tais como parcerias e LLCs. Outra desvantagem que pode resultar, por causa da maior extensão de controle de cada presépio, é que o subordinado pode ter que responder a mais de um superior, o que pode causar um conflito em suas funções ou uma ambigüidade em suas ordens de trabalho. Além disso, a função de cada departamento pode tornar-se indistinta e fundir os papéis de trabalho de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com