TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Material

Artigo: Administração De Material. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior: Tecnologia em Logística

Polo: FACNET

Alexandre Felipe Zeidan – RA 4571825993

Antonio Nonato da Silva Neto – RA 4702889871

Elvis Gomes Monte – RA1299891041

Jorge Leonardo Bonfim Marini – RA 1299879838

Sydney de Freitas Xavier – RA 1299877067

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS

Semestre 4º

Taguatinga/DF

Outubro/2013

ATPS / DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MMATERIAIS

Semestre 4º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Atividade Pratica Supervisionada do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial: Douglas Duarte Moniz e professor Me. EAD: Josiana Fernanda Sartore.

Taguatinga/DF

Outubro/2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Administração de Materiais na empresa 5

Gestão dos Estoques 7

Gestão de Compras 9

Equipamentos de Movimentação e Armazenagem 11

Considerações Finais 13

Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo identificar a importância da Administração de Materiais em uma empresa privada e obter uma visão mais ampla sobre os conceitos de Administração de Materiais e Cultura Organizacional.

O trabalho apresenta a eficiente administração de Materiais da Prosegur, onde o estudo foi realizado através de pesquisa e analise dos procedimentos que a empresa possui para maior controle do recebimento, condicionamento, e expedição dos materiais.

Numa empresa privada, onde os recursos são limitados, é de vital importância apresentar baixos custos de armazenagem, é possível perceber a grande atenção as requisições que são realizadas para a melhor pronto atendimento dos pedidos, com eficiência reduzindo custos e aumentando o nível de serviços prestados.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

Prosegur Brasil S/A, é uma empresa prestadora de serviço com uma filial em Brasília e realiza transporte, processamento e guarda de valores, além de vigilância privada e pessoal, serviços de portaria, alarmes, proteção contra incêndio e gerenciamento de caixa.

A logística de materiais é gerenciada pela coordenação Regional Centro Oeste com sede em Goiânia. São designados dois funcionários para as tarefas operacionais um em Goiânia e o outro na filial Brasília.

O recebimento é feito em caixa e sempre no início do mês, o controle de estoque é realizado pela regional onde está localizado o estoque de segurança, os pedidos são passados da filial para a regional que faz a realização da compra dos materiais, na filial não existe estoque de material, o pedido é feito com base no consumo mensal, e se caso houver necessidade de um eventual aumento de material, seja por novos clientes ou por aumento de consumo, é solicitado para a regional que em seguida envia para a filial, evitando que se tenha estoque parado na filial.

O sistema de administração de materiais pode ser definido como o conjunto de atividades necessárias para prover à organização dos materiais destinados a realização de seus objetivos. O sistema envolve diretamente a áreas administrativas – financeiro e mercado em geral com seus fornecedores.

Entende–se por matéria, não só as matérias-primas necessárias a produção, mas também aquelas empregadas na organização e na manutenção de todas as unidades administrativas, equipamentos, instalação e materiais utilizados.

O principal objetivo do Sistema de Administração de Materiais é garantir, com a menor inversão de recursos financeiros, o abastecimento de produtos próprios e necessários à produção e aos serviços de uma organização, no menor tempo possível e na quantidade e qualidade necessária.

O Sistema apresenta três áreas básicas, duas internas; requisitante ou usuário e finanças, e uma externa os fornecedores. Cabe lhes coordenar e conciliar os interesses dessas áreas, que por vezes tornam-se antagônicos.

Cada uma delas tem as preocupações distintas:

a) Requisito ou usuário de materiais: boa qualidade e redução máxima do prazo de

entrega, tendendo inclusive para entrega imediata;

b) Finanças: preço mais reduzido possível, maior prazo para o pagamento e menor

investimento;

c) Fornecedores: fornecimento maiores, preços mais vantajosos e responsabilidade mínima quanto aos materiais fornecidos e aos prazos de entrega.

Alguns conflitos fundamentais surgem, entre a qualidade desejada pelo requisitante, o preço aceito pela unidade de finanças e o preço desejado pelos fornecedores. Assim também a responsabilidade pelo menor prazo de entrega dos requisitantes pode entrar em conflito com os anseios dos fornecedores em dilatar ao máximo tais encargos.

Portanto, a necessidade de conciliar os interesses e reduzir os conflitos que possam surgir, obriga o Sistema a ser organizado de forma integrada, a fim de que atinja seus objetivos e os da organização.

A gestão de estoques constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com