TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Humanos

Artigos Científicos: Administração De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 14

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS

HUMANOS

Etapas 01 e 02

ANÁPOLIS – GO

2013/2

Apresentação

O departamento de recursos humanos desenvolve diversas atividades, como: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Cargos e Salários, Benefícios, Planejamento de Carreiras, Avaliação de Desempenho e Relações Trabalhistas.

A função do departamento de recursos humanos está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que todos os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos.

Os programas de incentivo sugerem como ferramentas para o melhor gerenciamento das pessoas, o colaborador reconhecido sente-se importante e estimulado a executar o seu trabalho com eficiência, pois começa a enxergar que tem valor, fica expressa a relação existente entre pessoa e organização.

O RH busca atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule a motivação e liderança de equipes de trabalho, as responsabilidades e níveis de comando juntamente com as estruturas de cargos e relação de poder e compromisso.

Portanto, para sobreviver a meio a globalização é necessário que as organizações compreendam que o principal elemento responsável por seu sucesso ou fracasso são as pessoas que nelas estão inseridas e que executam os processos que as direcionam ao crescimento.

“As pessoas passam a maior parte de seu tempo

vivendo ou trabalhando dentro de organizações.”

(CHIAVENATO, 1999, p. 11)

Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais.

Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido às tendências do mercado atual, inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido à globalização. Este movimento representa uma superação do modelo "Taylorita-fordista" com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade.

A relação entre empresas e mercados foi responsável pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.

“A antiga Administração de Recursos Humanos cedeu lugar a uma nova abordagem:

a Gestão de Pessoas. Nesta nova concepção, as pessoas deixam de ser simples

recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de

inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e

percepções singulares”. (CHIAVENATO 1999a, p. 32)

As questões sobre gestão de pessoas são extremamente importantes, o fato de toda a organização estar baseada em pessoa mostra o quanto é importante á área de recursos humanos. São as pessoas que definem em metas de vendas, planejam e vedem produtos, e a forma de administrar essas pessoas influencia de total maneira no desempenho geral da organização.

Introdução á moderna Gestão de Pessoal.

As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.

É uma área contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiras da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros. Importante: “a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.

Objetivos da Gestão de Pessoas:

• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

•Proporcionar competitividade à organização;

• Proporcionar à organização empregada bem treinada e bem motivada;

• Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;

• Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;

• Administrar a mudança;

• Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com