TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Administração De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Passo 1 Definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Gestão de Pessoas

É o conjunto de habilidades e métodos definidos de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o crescimento organizacional, esse processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão, com a finalidade de proporcionar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com a organização, ajudando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

Mudanças Organizacionais

Processo de mudar o que está feito com o intuito de melhorar a eficiência da empresa e caminhar para alcançar seus objetivos, agregação de valor ao resultado do negócio, através da orientação da organização para o aprendizado contínuo e melhoria do desempenho e aumento da produtividade dos negócios.

Na busca por eficiência e eficácia as organizações precisam compreender o ambiente de tal forma que possam modificar seus processos sempre que necessário para que os resultados desenvolvidos consigam ser alcançados com a mesma velocidade que o ambiente se desenvolve. Enfim toda mudança deve ser definida e delimitada, considerando que, uma vez determinados os objetivos, identifica-se qual é o estado da organização e qual tipo de mudança foi almejada e resultados alcançados.

Segundo autores abaixo:

É qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relaçõescentre as pessoas no trabalho Bruno-Faria (2000)

Qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização. Wood Jr (2000)

São atividades intencionais, pró-ativas e direcionadas para a obtenção das metas

organizacionais. Robbins (1999)

Resposta da organização às transformações que vigoram no ambiente, com o intuito de manter a congruência entre os componentes organizacionais (trabalho, pessoas, arranjos/estrutura e cultura). Nadler, Shaw, Walton e cols. (1995)

É um acontecimento temporal estritamente relacionado a uma lógica, ou ponto de vista individual, que possibilita às pessoas pensarem e falarem sobre a mudança que percebem. Ford e Ford (1995)

Conjunto de teorias, valores, estratégias e técnicas cientificamente embasadas objetivando mudança planejada do ambiente de trabalho com o objetivo de elevar o desenvolvimento individual e o desempenho organizacional. Porras e Robertson (1992)

Alteração significativa articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno ou externo à organização, que tenha o apoio e supervisão da administração superior, e atinja integradamente os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico. Araújo (1982)

A análise das definições apresentadas acima revela certa heterogeneidade;

no entanto, o que pode ser encontrado como mais comum entre algumas delas é a

necessidade de planejamento da mudança, o seu caráter de resposta às demandas do

meio, seu objetivo de aumento do desempenho organizacional, e a sua abrangência a vários componentes organizacionais.

Mudança organizacional: causadores

Adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso envolve compreender

aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo. Desta forma,5

identificar variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas, apresenta-se como uma vantagem para os gerenciadores da mudança, na medida em que esse conhecimento poderia permitir o manejo e a implantação da mudança, o aumento da eficácia organizacional e de sua chance de sobrevivência.

Robbins (1999) apresenta seis aspectos específicos que atuam como desencadeadores de mudança: a natureza da força do trabalho, a tecnologia, os choques

econômicos, a concorrência, as tendências sociais e a política mundial. Esses aspectos

estariam presentes no cotidiano organizacional de forma mais ou menos aguda em

determinados momentos, mas constantemente exerceriam pressão sobre a organização.

No intuito de responder efetivamente às demandas do ambiente, Nadler e cols.

(1995) acreditam que as organizações devem investir e se preocupar com o aumento da

qualidade e do valor do cliente; a diminuição dos custos de coordenação interna; o aumento da inovação competitiva; a redução do tempo de resposta ao mercado; a motivação dos membros para contribuírem de forma efetiva; a capacidade de gerenciar a mudança de maneira rápida, e sobretudo, o encontro de uma real vantagem competitiva.

Para Pettigrew (1987) os fatores capazes de precipitar mudanças organizacionais

são basicamente extra-organizacionais, ou seja, mudanças no ambiente de negócios e

recessão econômica. No entanto, outros aspectos também devem ser analisados em um

processo de mudança: a inércia organizacional, as mudanças de estrutura da organização e o ambiente em que esta se insere.

Passo 2 e 3 – Elaborar um relatório retratando um paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas.

O filme tempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com