TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Materiais

Trabalho Escolar: Administração De Recursos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  9.539 Palavras (39 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 39

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa a seguir vai mostrar o papel da Administração de Recursos Materiais dentro das organizações e mostrar o quanto ela se torna importante na realização de todas as atividades em conjunto com todas as áreas das empresas auxiliando no desenvolvimento de planejamentos, execuções e controle de materiais, controlando desde sua compra até sua entrega como produto acabado para o cliente. Por se tratar de um sistema integrado ele tem a finalidade de suprir a administração com recursos, equipamentos e informações e estes devem ser mais econômicos e ter condições mais eficientes, trazendo resultados excelentes para todas as atividades da organização.

2. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

2.1 Administração de Recursos Materiais

A administração de materiais é um conjunto de atividades que como finalidade assegurar o suprimento de materiais necessários para o funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço.

Ela trata de todas as etapas de movimentação e de guarda desses materiais, e visa garantir que o investimento em estoques seja de feito de forma segura, em termos de lucro e de atendimento às metas da organização.

É de extrema importância a administração dos materiais e patrimônio no processo produtivo, pois são recursos normalmente escassos em todas as empresas.

Nenhuma empresa funciona se não houver matéria-prima, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de manutenção e tantos outros materiais. E todos eles precisam ser guardados, conservados, movimentados de um setor para outro, isso quer dizer que precisam ser administrados.

Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar mais eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capital para o estoque.

Para transformar recursos em produtos úteis é necessária a função produção que a cada estágio de desenvolvimento do produto final, acrescenta a ele valor, criando assim mais riqueza para organização.

As empresas fabricantes estão no negócio de converter matéria-prima em algo de valor e de utilização muito maiores para o cliente do que a matéria-prima original. Madeira é transformada em mesas e cadeiras, minério de ferro em aço, em carros e latas de refrigerantes. Esse processo de transformação, chamado de fabricação ou de produção torna a sociedade mais rica e cria um padrão de vida melhor.

Para se alcançar um alto valor dos recursos, devem-se projetar processos produtivos que tornem os produtos eficientes ao máximo. Uma vez definido o processo, é necessário administrar sua operação para produzir bens de maneira mais econômica. Administrar as operações significa planejar e controlar os recursos que são utilizados nos processos: trabalho, capital e material.

Todos são importantes, mas é por meio de um fluxo de materiais que a administração irá planejar e controlar melhor. O fluxo de materiais controla o desempenho do processo. Se o material certo, nas quantidades exatas, não estiver disponível no tempo necessário, o processo não poderá produzir o que deveria. Trabalho e maquinário seriam considerados mal utilizados.

O grau de importância de uma área de material está diretamente relacionado com o ramo de atividade da empresa. Porém, podemos garantir que a referida área sempre estará presente, pois qualquer atividade precisa de materiais e serviços.

2.2 Evolução da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

A evolução da Administração de Materiais processou-se em várias fases:

a) A Atividade exercida diretamente pelo proprietário da empresa, pois comprar era a essência do negócio;

b) Atividades de compras como apoio às atividades produtivas se, portanto, integradas à área de produção; Condenação dos serviços envolvendo materiais, começando com o planejamento das matérias-primas e a entrega de produtos acabados, em uma organização independente da área produtiva;

c) Agregação à área logística das atividades de suporte à área de marketing.

Com a mecanização, racionalização e automação, o excedente de produção se torna cada vez menos necessário, e nesse caso a Administração de Materiais é uma ferramenta fundamental para manter o equilíbrio dos estoques, para que não falte a matéria-prima, porém não haja excedentes.

Essa evolução da Administração de Materiais ao longo dessas fases produtivas baseou-se principalmente, pela necessidade de produzir mais, com custos mais baixos. Atualmente a Administração de Materiais tem como função principal o controle de produção e estoque, como também a distribuição dos mesmos.

As Três Fases da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais são:

a) Aumentar a produtividade = Busca pela eficiência.

b) Aumentar a qualidade sem preocupação em prejudicar outras áreas da Organização = Busca pela eficácia.

c) Gerar a quantidade certa, no momento certo par atender bem o cliente, sem desperdício = Busca pela efetividade.

A administração de recursos materiais engloba a sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do seu bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente em sua distribuição ao consumidor final (MARTINS; ATL. 2005, p. 5).

2.3 Objetivo da administração de materiais

O grande objetivo da Administração de Materiais é com muita estratégia eliminar da produção todos os itens que não tem rotatividade constante no estoque, ou seja, retirar de movimentação os itens que estão inertes no estoque, sem muita demanda, transferindo, portanto o investimento que ficaria sem movimentação por um período mais longo, por materiais com alta rotatividade.

Reduzir custos com a globalização é atitude crucial para que as empresas consigam manter-se no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com