TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Materiais

Artigos Científicos: Administração De Recursos Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

ADMINISTRAÇÃO DE REC. MAT. E PAT. II

Referente as aulas 1, 2, 3 e 4

1) O que você entende por Just In Time?

Resposta: O Just in Time é um sistema de produção que fala que produzir produzir produtos acabados no tempo exato de serem vendidos, produzir partes de algo no tempo exato de serem encaixadas e formar os produtos acabados, além de comprar matérias-primas no tempo exato de serem utilizadas no processo de produção. O conceito do JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e materiais mesmo a tempo de serem transformados em peças.

2) Como você vê a relação entre o JIT e a superprodução?

3) O que você entende por cadeia integrada de logística? Descreva o papel da cadeia de Suprimentos para o funcionamento de uma indústria qualquer?

Resposta: A cadeia integrada de logística visa estudar os sistemas complexos de maneira global, para que as relações existentes entre as diferentes partes sejam consideradas, e não se tente otimizar uma parte em favor do todo. Com esta integração, apareceu o conceito de gestão da cadeia de suprimentos no início dos anos 80. Este novo conceito visava levar em consideração não apenas as integrações das atividades logísticas de uma empresa, mas também as integrações com seus parceiros de fornecimento e de consumo (acima e abaixo na cadeia de suprimentos). Esta gestão integrada pode ser vista também como uma extensão natural de diversas filosofias de redução de desperdícios (como o Just in Time e a qualidade total). A gestão integrada da cadeia de suprimentos também visa eliminar desperdícios, garantir um alinhamento mais afinado das decisões e uma melhor coordenação dos fluxos de produtos e de informações entre os diferentes elos de uma rede logística.

4) O que você entende por modal de transporte? Dê exemplos.

Resposta: Ao planejar a movimentação da mercadoria pela cadeia de distribuição física deve-se escolher, inicialmente, o modal de transporte mais adequado para conduzir a carga ao destino final estabelecido pelo cliente. Os modais de transporte apresentam vantagens e desvantagens, em decorrência de fatores como a segurança e rapidez no atendimento às demandas do comprador, o custo do frete em relação ao valor da mercadoria, o tipo e a natureza da mercadoria e vários outros fatores. Deve-se portanto, avaliar as vantagens e desvantagens dos modais, para determinar qual o modal que trará o melhor custo/benefício para o transporte da mercadoria desejada.

Os tipos de modais devem ser escolhidos pelo tipo carga transportada pela vantagem inerente ao modo e são: ferroviário, aquaviário, rodoviário, duto viário e aéreo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com