TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Dos Recursos Materiais E Patrimoniais

Casos: Administração Dos Recursos Materiais E Patrimoniais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  2.445 Visualizações

Página 1 de 3

Referente as aulas 1, 2, 3 e 4

1) O que você entende por Just In Time?

É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O termo Just in time, não é apenas mais uma função de planejamento e controle da produção, mas deve ser considerado como uma filosofia que propõe uma nova estratégia na manufatura, que consiste basicamente no esforço para a eliminação de todos os desperdícios que podem ocorrer ao longo da cadeia produtiva, através de um processo de melhoria contínua.

2) Como você vê a relação entre o JIT e a superprodução?

Fabricar além do necessário gera estoques desnecessários, o que acarreta superprodução.Usando o sistema Just In Time, poderia ser evitado que essa superprodução foi fabricada, o que diminuiria os custos em matérias-primas e mão de obra. Portanto, superprodução é uma consequência do não uso do sistema JIT.

3) O que você entende por cadeia integrada de logística? Descreva o papel da cadeia de suprimentos para o funcionamento de uma indústria qualquer?

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar os fluxos eficientes de materiais e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimento), com o propósito de atender às necessidades dos clientes (cadeia de distribuição).

A cadeia de abastecimento corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-Ihes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores os desejarem. Além de ser um processo bastante extenso, a cadeia apresenta modelos que variam de acordo com as características do negócio, do produto e das estratégias utilizadas pelas empresas para fazer com que o bem chegue às mãos dos clientes e consumidores. A estruturação da cadeia de abastecimento exige um conhecimento profundo dos processos e de suas variáveis, tais como conhecimento dos padrões de mercado e suas respectivas demandas, modelos de distribuição, nível de serviço e sua relativa importância, distâncias, modos de transporte, elementos de custos, características dos produtos, canais de distribuição, distribuição geográfica e outros fatores não menos importantes. Devemos observar ainda que os fato¬res mencionados são bastante variáveis, e, em qual¬quer análise que se faça em relação ao processo, es¬sas variações devem ser levadas em consideração.

4) O que você entende por modal de transporte? Dê exemplos.

O modal de transporte é o meio em que será feito a distribuição da mercadoria. Ele deve ser escolhido pelo tipo de carga transportada e pela vantagem inerente ao modo; (custo, confiabilidade, adequação, tempo de trânsito, perdas e danos). São eles: rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos.

5) Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com