TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA COMO FERRAMENTA IMPORTANTE NA GESTÃO DE CONFLITOS

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

A LIDERANÇA COMO FERRAMENTA IMPORTANTE NA GESTÃO DE CONFLITOS

Kleidir Antonio Nogueira Neto

Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina de Gestão de Pessoas do curso de pós- graduação de Gestão em Agronegócios-UEG Mineiros.

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo mostrar como a gestão de conflitos pode ser liderada, possibilitando resultados mensuráveis quando existe participação da ferramenta líder no contexto organizacional e social, a pesquisa foi feita através de revisão bibliográfica, assim a figura de liderança dentro dos procedimentos organizacionais se torna indispensável pela significância dessa ferramenta na tomada de decisão podendo se utilizar de metodologias pré-existentes, ou conseguir extrair a qualificação e potencial de cada pessoa.

PALAVRAS CHAVE: PESSOAS; CONFLITOS; LIDERANÇA.

INTRODUÇÃO

A relação entre pessoas seja no ambiente organizacional ou não, sempre está repleta de diversificação de pensamentos e idéias o que pode acarretar discussões, gerando situações conflituosas podendo ser bom ou ruim em qualquer ambiente, dependendo do foco dessa discussão, é certo que a relação conflituosa sempre é favorável, pois é o dinamismo de idéias que leva o ambiente seja social ou organizacional ao sucesso.

Para o resultado de o conflito ser positivo, este deve ser gerido por lógicas de trabalho através de pessoas capacitadas a administrar cada situação. Extraindo pontos positivos para alcançar sucesso nessa oportunidade conflituosa sempre presente em empresas, núcleos educacionais e âmbitos em que um grupo trabalha em prol de objetivos únicos, podendo ser direcionados para alcançar nessa diversificação de idéias resultados consideráveis para o grupo.

Esse trabalho buscou demonstrar sob diferentes enfoques quais formas podem ser benéficas as relações conflituosas nos mais diversos ambientes. Observando que dificuldades são estímulos estratégicos para que se alcance objetivos em grupo.

O trabalho se dará por meio de revisão bibliográfica, baseando-se em trabalhos científicos, artigos, livros e site confiáveis. A gestão de pessoas é um assunto que perdura por muitos anos, porém esse enfoque “conflitos” é inovador. Por isso ainda não existe um referencial bibliográfico grande. A metodologia será indutiva analisando positivamente a discussão no âmbito social.

Dessa forma será abordada a participação e formas de líderes atuarem na gestão de conflitos em meio a essa temática sempre presente no meio social e empresarial a partir de técnicas gestoras, que se aproveitam desses conflitos para obterem melhores rendimentos e rebuscam o aperfeiçoamento da discussão, demonstrando a importância da diversidade de idéias para a organização.

REFERÊNCIAIS TEÓRICOS-METODÓLOGICOS

Este trabalho visa através da bibliografia abordar formas de gerenciar conflitos em organizações sociais e empresariais os melhores métodos de lideres abordar os conflitos formando conceitos e extraindo resultados em potenciais que posso acrescentar para os objetivos das organizações.

Para que uma pessoa possa se sobressair a uma situação conflituosa é necessário que ela saiba gerenciá-la ou até mesmo extrair resultados positivos. Dessa forma será necessário que algumas medidas sejam tomas e essas estarão expostas a seguir.  Vale ressaltar que esses procedimentos não são exclusivos e que cada caso deve ser avaliado de acordo com suas peculiaridades.

Para um líder em potencial é necessário que haja percepção para identificar os diferentes tipos de pessoas, buscando formar um grupo Homogêneo para que os conflitos existentes sejam geridos de forma mais assertiva. Segundo Maitland (2000) existem 6 tipos de pessoas.

  1. O pensador: Possui foco no objeto de trabalho e traz suas sugestões e idéias.
  2. O organizador: Tem habilidade na organização criando atividades de rotina e cronogramas para execução do objetivo.
  3. O realizador: É o profissional técnico tem no seu cerne a realização das atividades é quem domina o grupo.
  4. O que veste a camisa: Este profissional tem por característica manter a organização harmoniosa dando sempre apoio aos integrantes do grupo.
  5. O controlador é aquele que está sempre assumindo o cronograma e o avaliando para saber se este está de acordo com as metas estabelecidas.
  6. O analisador: é aquele indivíduo que busca revisar alguma contribuição ideológica que os demais sugeriram.

De tal modo o líder revela características individuais e formam grupos para executarem tarefas semelhantes. Procurando por meios gerenciais melhorar essa relação individual-grupo esse líder deve ter a percepção de caracterizar cada tipo de conflito existente. Existem duas características gerais das relações conflituosas.

O conflito de ordem pessoal ou interna: É aquele conflito desencadeado por ideologias pessoais, normalmente não é benéfico para a relação de trabalho pois o cidadão carrega problemas de casa é está disposto a levar adiante até mesmo na organização desencadeando uma relação anormal ao objetivo do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com