TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Em Recursos Humanos

Monografias: Administração Em Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  6.117 Palavras (25 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 25

Estudando: Administração em Recursos Humanos

Lição 01: Introdução

INTRODUÇÃO

É através do trabalho que o homem produz bens e serviços, garante a sua sobrevivência, se relaciona com os outros homens e constrói uma vida melhor.

E o trabalho assume, então, extrema importância na vida dos seres humanos. Afinal, o homem só se sente realizado em sua vida pessoal e familiar quando encontra satisfação no seu trabalho.

Sabe-se, hoje, que os trabalhadores desempenham um papel muito importante no progresso e na manutenção das empresas no mercado.

Buscando conciliar, atender os interesses e necessidades das organizações e das pessoas que nelas trabalham, atua a administração de pessoal e recursos humanos.

Este livro pretende ajudar você a entender as noções básicas e as principais atividades dessa área administrativa, fundamental para o desenvolvimento de trabalhadores e empresas. Procura chamar sua atenção para o papel do trabalhador na empresa, não apenas como fator de produção, mas sobretudo como elemento participante que busca qualidade e cujo crescimento se traduz nos resultados positivos não só da organização, como também da sociedade.

Esperamos que, ao término do estudo desta disciplina, você compreenda a importância do trabalho do ser humano dentro das empresas, reconheça as dificuldades da convivência entre pessoas, mas acredite que o sucesso de uma organização depende de forma vital da qualidade de seus recursos humanos.

Lição 02: Administração de Recursos Humanos

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Este capítulo vai lhe mostrar o que é a administração de pessoal e recursos humanos e a importância desse setor na empresa. A partir daí, você poderá compreender a estreita relação entre o desenvolvimento da empresa e o crescimento de seus recursos humanos.

Muitas vezes, pensando tratar-se da mesma coisa, as pessoas confundem Administração de Pessoal com Administração de Recursos Humanos. Ambas cuidam do trabalhador dentro da empresa. Mas cada uma desenvolve atividades bastante próprias. E perceber a distinção entre as duas noções é fundamental para compreender o que significa essa importante área da administração.

Administração de Pessoal pode ser definida como o conjunto de ações relacionadas às leis, aos direitos e deveres do empregado, como, por exemplo: contrato de trabalho, carteira profissional, férias, contracheques e todos os demais papéis e registros que tais atividades representam na empresa e na vida do trabalhador.

Administração de Recursos Humanos, por sua vez, deve ser vista como a parte que cuida do profissional, visando à sua integração na empresa.

São ações dirigidas aos diferentes papéis que cada trabalhador deve desempenhar e, principalmente, ao crescimento de sua vida profissional.

A Administração de Recursos Humanos é, portanto, caracterizada pelos processos de seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, planos de carreiras, benefícios etc., tendo, como objetivo maior, manter a motivação das pessoas dentro e fora da empresa.

Os conceitos de treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, benefícios etc. você verá, com mais detalhes, ao longo do estudo deste módulo.

Qualquer empresa é um sistema onde suas unidades dependem umas das outras, ou seja, não se pode considerá-las de modo isolado. Por isso, para entender a administração de recursos humanos ou qualquer outra função administrativa - é necessário relacioná-la aos objetivos da organização.

A finalidade das empresas é, antes de tudo, permanecer sempre em atividade. Para que isso aconteça, uma organização precisa ter, no mínimo, dois tipos de objetivos:

• objetivos operacionais - correspondentes à sua atividade principal;

• objetivos sociais - relacionados a seus compromissos com os clientes, trabalhadores e sociedade como um todo.

A Administração de Recursos Humanos tem o sentido de contribuir para o alcance desses dois objetivos. E a maneira como ela se desenvolve depende de características da organização, tais como seu tamanho, o tipo de atividade que realiza, a conduta dos dirigentes.

Agora pare um pouco e pense nesta afirmação:

“De um modo geral, o empregador espera sempre resultados acima do salário que paga a seus trabalhadores.”

É comum, em Economia, incluir os recursos humanos na categoria de fatores de produção - todos os elementos que concorrem para a produção de determinado bem ou serviço: matéria-prima, capital, tecnologia, recursos financeiros, dentre outros. Esses fatores são ferramentas que, utilizadas de modo calculado e produtivo, visam ao aumento dos resultados. Mas os trabalhadores não podem nem devem ser tratados somente como fator de produção; não podem nem devem ser apenas empregados.

A produtividade do empregado é, sem dúvida, muito importante para a empresa. Tanto que o empregador tem sempre uma expectativa, quanto ao seu desempenho, superior ao custo de contratação – representado pelos salários, encargos sociais, investimentos em treinamento, além de outras despesas.

A exigência da empresa com relação ao desempenho do empregado como se ele fosse peça da engrenagem de uma grande máquina - esbarra com um lado mais pessoal: o indivíduo tem emoções, que influenciam esse desempenho. E são justamente essas emoções que tornam o homem diferente da máquina. Afinal, ninguém funciona, eternamente, como um motor.

Aí está o grande desafio do administrador de recursos humanos: encontrar o equilíbrio entre esses dois pólos, melhorando o rendimento da mão-de-obra e promovendo a integração do trabalhador, de modo a ajudar a empresa a obter sucesso.

Para que resultados positivos se façam sentir, é preciso envolvimento entre indivíduo e organização, o que supõe uma relação madura e proveitosa , entre ambos.

A política de integração entende a empresa como um sistema aberto, pois o indivíduo, ao ingressar na organização, traz com ele o seu histórico pessoal - os fatos de sua vida.

No entanto, ele não se transfere totalmente para a empresa, pois a família, os amigos e outras partes da sua vida permanecem do "lado de fora".

A integração no trabalho é feita através de vantagens que beneficiam tanto as organizações quanto os trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com