TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Interdisciplinar

Casos: Administração Interdisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR

TAUBATÉ – SP

2013

AUTO POSTO BOM RODAR LTDA.

Trabalho apresentado sob a orientação da Professora Maria do Carmo com a finalidade de demonstrar que o entendimento obtido em sala é facilmente identificado no cotidiano de seus integrantes e sua importância para os futuros administradores. - ITES – Instituto Taubaté de Ensino Superior.

TAUBATÉ – SP

2013

AGRADECIMENTO

Nosso agradecimento fica em exclusividade ao Auto Posto Bom Rodar Ltda. Pelas informações disponibilizadas e pela confiança em nosso trabalho abrindo sua estrutura administrativa para nos auxiliar em nossa formação acadêmica.

RESUMO

Administração Interdisciplinar tem como objetivo orientar o aluno a conseguir identificar em seu cotidiano tudo o que já foi visto desde o início de seu curso de especialização até o presente momento. Proporcionando a ele a visão da importância de saber utilizar corretamente as ferramentas apresentadas para um bom desempenho profissional e pessoal.

É por esse motivo que este trabalho aborda de maneira simples e objetiva a identificação da estrutura administrativa de uma empresa, detalhando seus níveis organizacionais, seus controles e toda a composição de seu funcionamento tendo como retorno resultados favoráveis à mesma.

Palavra chave: Controle

1. CONTROLE

Ligado diretamente ao processo de planejamento, o controle tem a finalidade de monitorar, manter, organizar e certificar de que a empresa está caminhando no rumo certo conforme planejado.

O controle nada mais é do que um processo de tomadas de decisões baseado em informações contínuas sobre as atividades envolvidas no sistema empresarial visando o alcance dos objetivos/metas estabelecidas no planejamento.

Monitora as atividades relacionando as informações coletadas com as planejadas, e corrige desvios aparentes que possam atrapalhar o alcance dos objetivos/metas pré-determinadas. Tendo este como um padrão de controle para a avaliação de desempenho do sistema.

É através dele que se podem obter informações sobre quais são os objetivos/metas que devem ser atingidas; o desempenho em comparação com os objetivos/metas; e o que deve ser feito para assegurar a realização dos mesmos.

Fonte: Maximiano, A. C. Amauri, 2010

“Um sistema de controle eficaz garante que todas as atividades da organização sejam realizadas conforme o planejado.” - Sobral e Peci, 2007.

2. EMPRESA

Fundado em 1977 e sob o comando da atual administração desde Abril/2000, o Auto Posto Bom Rodar Ltda., está localizado na Praça Santa Terezinha, 276 – Taubaté/SP.

Porte: empresa de pequeno porte;

Ramo de Atuação: comercialização de combustível;

Produtos: gasolina, álcool, diesel e óleo lubrificante;

Serviços: abastecimento e troca de óleo.

Preocupados com a qualidade dos produtos a serem disponibilizados aos clientes, o Auto Posto Bom Rodar Ltda. trabalha em parceria exclusiva com a petrolífera Shell, que atua no país desde 1913.

Missão:

“Levar ao consumidor o melhor em termos de qualidade de produto e atendimento na expectativa de que ele siga seu caminho satisfeito e retorne quando necessário demonstrando o laço de confiança em nós depositada.”

Visão:

“Manter fidelidade com nossos novos e antigos clientes através da busca constante pelo que há de melhor no mercado em termos de combustível e atendimento superando suas expectativas.”

Valores:

“- Honestidade;

- Integridade;

- Respeito às pessoas.”

3. NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

“O administrador pode ser o presidente, diretor, gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa, mas é uma figura essencial e indispensável para as organizações, qualquer que seja o seu tamanho ou tipo.”

Chiavenato, Idalberto, 2005

Fonte: www.administradores.com.br

Nível Estratégico – Nível mais alto na hierarquia, possuidor de uma visão global da empresa e do mercado. O controle por ele exercido tem duas finalidades: 1) Acompanhar e avaliar o desempenho da empresa na realização de seus objetivos/metas; 2) Averiguar os fatores externos que influenciam a empresa, fatores estes que podem ser definidos como pontos fortes e fracos através de uma análise interna e ameaças e oportunidades através de análises externas.

Auto Posto Bom Rodar Ltda. – As decisões são tomadas em comum acordo entre os proprietários, membros da família. As avaliações de desempenho são realizadas através de indicadores e relatórios mensais elaborados pelo nível tático da empresa.

Membros do nível: Márcio Correa e Rose Correa, proprietários;

Nível Tático – Neste patamar, o administrador é responsável por uma ou mais áreas da empresa, sendo um elo entre o nível estratégico e o operacional, controlando as áreas de atuação e transmitindo os dados coletados ao nível mais elevado da pirâmide, pois é através dos dados coletados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com