TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Interdisciplinar

Exames: Administração Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  1.651 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO ESPECIAL DE TÓPICOS ESPECIAIS DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO NP1

1) Medir a eficiência de um processo significa:

A Avaliar a extensão com que as saídas deste processo atendem às necessidades e às expectativas dos seus clientes (externos ou internos). Geralmente relacionado à qualidade ou resultado;

B Avaliar a extensão com que a demanda de recursos é minimizada e o desperdício é eliminado. Geralmente relacionada à produtividade;

C Avaliar a flexibilidade de o processo em atender às expectativas futuras de mudanças dos clientes (internos ou externos) bem como as suas solicitações especiais. Seu bom resultado é crítico para a empresa assegurar uma vantagem competitiva no mercado;

D Avaliar o custo das saídas deste processo. Geralmente relacionado ao aspecto financeiro;

E Avaliar como as pessoas atendem as necessidades do cliente. Geralmente relacionados ao grau de satisfação.

RESPOSTA: B

A eficiência se traduz em avaliar a extenção de todo o processo e realizar a medição de determinadas características para a execução do mesmo, a fim de identificar e minimizar o desperdício e reduzir custos.

2) Agnelli buscou tornar a CVRD mais eficiente e produtiva agilizando os processos, intensificando a comunicação entre os setores e adotando uma estratégia simples e suficiente para que todos entendessem os objetivos organizacionais. Assim muitas das ações de Agnelli consideravam a eficiência, a eficácia e a efetividade. Medir a eficácia de um processo significa:

A Avaliar a extensão com que as saídas deste processo atendem às necessidades e às expectativas dos seus clientes (externos ou internos). Geralmente relacionado à qualidade ou resultado.

B Avaliar a extensão com que a demanda de recursos é minimizada e o desperdício é eliminado. Geralmente relacionada à produtividade.

C Avaliar a flexibilidade de o processo em atender às expectativas futuras de mudanças dos clientes (internos ou externos) bem como as suas solicitações especiais. Seu bom resultado é crítico para a empresa assegurar uma vantagem competitiva no mercado.

D Avaliar o custo das saídas deste processo. Geralmente relacionado ao aspecto financeiro.

E Avaliar como as pessoas atendem as necessidades do cliente. Geralmente relacionados ao grau de satisfação.

RESPOSTA: A

Medir a eficácia é avaliar a saída do processo e analisar se as necessidades do cliente e a sua expectativa estão sendo atendidas.

3) Agnelli personifica o sucesso da empresa. Frequentemente é considerado o líder responsável pelos excelentes resultados da CVRD. Além disso, estando à frente da maioria dos negócios, é visto como um símbolo por funcionários, por clientes e pela sociedade. [...] Além disso, sua dedicação ao trabalho é surpreendente, servindo de exemplo aos demais funcionários.

Considerando o texto acima, quando Peter Senge afirma que “A liderança existe quando as pessoas não são mais vítimas das circunstâncias, mas participantes da criação de novas circunstâncias.”, ele quer dizer que:

A A Liderança efetiva só pode acontecer em ambientes onde todos os envolvidos são pessoas que não participam ativamente da sociedade;

B O comportamento do Líder, que atribui exclusivamente para si, o sucesso ou o fracasso de um projeto, é essencial para esse tipo de liderança;

C O Líder complacente, que não exige resultados da sua equipe porque não quer magoá-la, é o ideal;

D Todo Líder carismático que, usando de quaisquer meios, ajude efetivamente as pessoas a deixarem de ser “vítimas das circunstâncias”, ou seja, deixarem de ser oprimidas e passarem a opressoras, pratica a liderança generativa;

E Quando os componentes de uma equipe, em harmonia e integração, compreendem a realidade em que vivem e ajudam a transformar essa realidade com responsabilidade e comprometimento, praticam liderança.

RESPOSTA: E

A verdadeira liderança é a que faz com que todos se sintam parte e responsáveis pelos resultados, assim em harmonia trabalham juntos e transformam a realidade, esse é o resultado de uma liderança que faz com que todos sejam participantes da criação de novas circunstâncias.

4) “O processo operacional do McDonald´s em como objetivo alcançar a consistência e a uniformidade em todas as lojas. Os tempos e movimentos de todas as tarefas executadas na cadeia de fast-food são rigorosamente cumpridos pelos funcionários. A forma como se colocam os dois hambúrgueres na chapa, a temperatura ideal que ela deve manter, o tempo correto para virar os hambúrgueres, a quantidade adequada de alface, queijo, molho especial, cebola, picles e o pão com gergelim são rigorosamente controlados para que o sanduíche esteja pronto dentro daquela caixinha, exatamente como aparece na foto, em qualquer lugar do mundo, salvo pequenas alterações regionais que, recentemente, a rede vem implementando. Até mesmo a quantidade de gelo que deve conter um copo de refrigerante, o tempo que a batata permanece fritando no óleo à determinada temperatura, a quantidade de sal que é colocada, enfim, todos os detalhes são rigorosamente controlados” (GOLDBERG e YAGAN, School Case 907414, Harvard Businees School Press, 2007 ).

A expressão “O processo operacional do McDonald´s em como objetivo alcançar a consistência e a uniformidade em todas as lojas” significa que a Gerência do McDonald´s busca a padronização. Uma das ferramentas adequadas para obter a padronização de processos é:

A Organograma vertical

B Planilha 5W2H

C Diagrama de causa e efeito

D PERT/CPM

E Fluxograma

RESPOSTA: E

O fluxograma é o mais indicado para a padronização de processos, pois pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, e ilustra de forma fácil e pratica as transições das informações entre os elementos que fazer parte do processo.

5) O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com