TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Participativa

Monografias: Administração Participativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

Eliane de Almeida

Pablo Rodrigo Bes Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (ADG 0257) – Contabilidade Básica

05/06/14

RESUMO

Uma das ideias mais antigas de administração é a administração participativa. Ela surgiu na Grécia, há mais de 2000 anos, apesar disso, é uma ideia moderna que integra as práticas mais avançadas, sendo considerada um dos novos paradigmas da administração. Este tipo de administração consiste na participação dos colaboradores, gerando um aumento significativo na qualidade das decisões, visível melhoria do clima organizacional e desenvolvimento de todo o potencial dos funcionários. É de grande importância para o desenvolvimento e crescimento da empresa a participação dos colaboradores nas decisões, os mesmos se sentem motivados, tendo maior comprometimento nos processos.

Palavras-chaves: Administração Participativa, Qualidade, Motivação.

1. INTRODUÇÃO

A gestão participativa corresponde a um conjunto de princípios e processos que defendem e permitem o desenvolvimento significativo dos trabalhadores na definição de objetivos e metas, a redução de problemas no processo de tomada de decisão, o acesso à informação e o controle da execução.

O processo de administração permite prever a possibilidade de uso em dimensões mais ampliadas, onde o sistema participativo poderá atingir todos os setores da empresa. Também organiza as pessoas para atingir metas em comum, trazendo resultados altamente positivos para empresa, assegurando permanente êxito, porque cria uma cultura grupal. O nível de compromisso dos operadores também melhora uma vez que passam a ser parte da solução e investigação das causas muitas vezes conhecidas somente por eles.

A finalidade da administração participativa é oferecer mecanismo de interação entre todos da organização, podendo tornar-se a mais nova ferramenta na automação de definição quanto às metas a serem alcançadas.

O estudo desta temática é de extrema importância para administração moderna, onde os colaboradores sentem-se com a responsabilidade de pensar, de opinar e decidir assuntos pertinentes a melhoria do funcionamento da administração da empresa contribuindo para o desempenho da mesma. Utilizar o modo participativo significa dividir as responsabilidades que atingem a empresa não só com os funcionários, mas também com todos os órgãos que complementam a empresa, contribuindo com o conhecimento científico e o conhecimento empírico. No decorrer deste artigo iremos entender se a administração participativa é relevante ou não para as empresas, analisando assim sua importância.

2. ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

Administração Participativa consiste na participação dos funcionários na decisão, o que gera um aumento significativo na qualidade às decisões, a visível melhoria do clima organizacional e ajuda a desenvolver todo o potencial de seus colaboradores. Conforme Chiavenato (2004. p.275), “Administração Participativa é o uso de tomada de decisão conjunta”. Através dela, o colaborador participa de uma expressiva condição de poder na tomada de decisão com seus superiores imediatos.

Em outra ocasião Chiavenato diz que:

“A administração participativa se refere à combinação de recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia - para alcançar objetivos e atingir desempenho excepcional”. (CHIAVENATO, 2005. p. 5).

Considerando a Administração Participativa como um conjunto de sistemas Maranaldo (1989) diz que:

Administração participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam e incentivam a participação de todos no processo de administrar os três recursos gerenciais (Capital, Informação e Recursos humanos), obtendo, através dessa participação, o total comprometimento os resultados, medidos como eficiência, eficácia e qualidade. (MARAMALDO, 1989. p. 60).

Com base no que o autor afirmou anteriormente, neste conceito é fundamental harmonizar três aspectos: O sistema, As Condições Organizacionais e o Comportamento Gerencial. O sistema corresponde à produção, comercialização, recursos humanos, administração e finanças. Havendo conflitos de administração entre estes sistemas, é difícil implantar a administração participativa. Condições Organizacionais que sejam com menores números e níveis hierárquicos e normas mais adaptáveis. Comportamentos Gerenciais são de fundamental importância onde os gerentes motivam os colaboradores para o processo participativo.

2.1 ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA E OS COLABORADORES

A troca de idéias entre colaboradores com diferentes tipos de formação é muito importante, pois opinam sobre a maneira mais simples e melhor de se trabalhar na empresa onde prestam serviços. Segundo Bonome (2009, p. 73), a administração participativa “É aquela que consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, eventualmente distribuidores ou concessionários da organização”.

O uso da administração participativa vem aumentando e se fortalecendo com a elevação do nível educacional, intensificação das comunicações e a concorrência, sendo algumas das razões que explica o maior envolvimento dos colaboradores na administração das empresas. A administração de pessoas valoriza sua capacidade de tomada de decisões e solução de problemas, pois a motivação e satisfação são aprimoradas neste posicionamento administrativo.

De acordo com Chiavenato (2005) este tipo de administração é uma forma das empresas alcançarem os objetivos da organização:

Administração participativa é democracia no local de trabalho, empoderamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com