TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Por Objetivos

Trabalho Escolar: Administração Por Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 3

Administração por objetivos

O termo Administração por Objetivos foi introduzido popularmente por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management.

Técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo.

É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento. É chamado de um estilo exigente e compensador de administração de empresas. Método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, onde as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados. Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

Características principais:

1 - Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior – A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.

2-Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo: Está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser chamados, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo que deverá alcançar.

3-Interligação entre os vários objetivos departamentais: Correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos não se apoiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.

4- Ênfase na mensuração e no controle: Após a definição dos objetivos departamentais, elabora-se os planos táticos e os planos operacionais para alcança-los. Como a APO enfatiza a quantificação a mensuração e o controle, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-lo com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.

5-Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos: É necessário uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. Na APO há um ciclo que envolve as seguintes etapas:

• .Fixação dos objetivos Globais da empresa;

• Elaboração do Planejamento Estratégico;

• Fixação dos Objetivos Departamentais para o ano;

• Elaboração do plano tático do departamento;

• Desdobramento do Plano Tático em Planos Operacionais;

• Avaliação dos resultados alcançados em comparação com os objetivos departamentais;

• Revisão nos Planos ou nos objetivos Departamentais;

• Avaliação dos recursos alcançados em comparação com os objetivos departamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com