TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Por Objetivos

Ensaios: Administração Por Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  5.929 Palavras (24 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 24

Administração por Objetivos (APO)

1. INTRODUÇÃO

A Administração por Objetivos(APO), enfatiza a fixação participativa de metas tangíveis, verificáveis e mensuráveis. Não é uma idéia muito recente. Na verdade, é uma proposta originalmente feita há mais de 45 anos, como um meio de usar os objetivos para motivar as pessoas, em vez de controlá-las. A partir de década de 50, a Teoria Neoclássica deslocou atenção antes fixada nas atividades meio, para os objetivos ou finalidades da organização. O enfoque baseado nos processos passou a ser substituído pelo enfoque nos resultados. O trabalho, deixou de ser um fim em si mesmo para alcançar resultados. Passou da eficiência para a eficácia.

2. ORIGENS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS

A Administração por Objetivos(APO) ou administração por resultados constitui um modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro, caracterizando a Administração por Objetivos, sendo considerado o criador da APO. Foi então que surgiram idéias de descentralizações da década de 1950 estavam passando por período amargo. As dificuldade econômicas e a necessidade de reduzir despesas para concentrar-se nos resultados provocaram uma espécie de "administração por pressão". O conseqüente endurecimento nos controles provocou um círculo vicioso: maior controle, maior resistência dos gerentes, aumento da resistência gerencial. Surgiu a necessidade de equilibrar objetivos: organizacionais e individuais, admitir maior participação, descentralizações das decisões, auto-controle e auto-avaliação.

Assim, a APO surgiu como um método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. Inicialmente constituiu-se em um critério financeiro de avaliação e controle com foco no lucro ou no custo, gerando uma deformação profissional pois deixou de lado a organização social e humana. Essa deformação provocou descontentamento e apatia nos níveis intermediários das organizações que passaram a ter atritos com os níveis institucional e operacional. Foi então que começaram a surgir as idéias de descentralização das decisões e de administração por resultados com fixação de objetivos para cada área-chave. Com isso, cada gerente escolheria como atingir os resultados. Também foram abolidos os órgãos de staff, ficando a cargo de cada departamento ou divisão a criação dos serviços necessários para atingir tais resultados, o que fortaleceu a posição de autoridade de cada gerente.

3. CARACTERÍSTICAS DA APO

A APO, é um processo pelo qual os gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para a operação dos negócios. Analisando o resultado final, o desempenho dos gerentes e dos subordinados pode ser objetivamente avaliado e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados. Alega Drucker, que o desempenho esperado de um gerente deve ser o reflexo do que se espera quanto a realização dos objetivos da empresa. O gerente deve saber e entender o que as metas da empresa esperam dele em termos de desempenho, e o seu superior deve saber que contribuição pode exigir e esperar dele e deve julgá-lo de conformidade com a mesma.

A APO apresenta as seguintes características:

Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior

A APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos: o gerente e o seu subordinado participam ativamente do processo de estabelecer e fixar objetivos. Trata-se de um processo de negociação de mabos.

Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo

A APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos podem ser determinados metas, alvos ou finalidades. Os objetivos devem ser quantificados(numéricos) e com tempos predeterminados.

Interligação entre os vários objetivos táticos ou departamentais

Os objetivos de vários departamentos devem estar interligados, mesmo que estejam apoiados em princípios diferentes. Essa ligação deve envolver objetivos comerciais com objetivos de produção, ou objetivos de um nível com níveis superiores e inferiores.

Ênfase na mensuração e no controle de resultados

A partir dos objetivos traçados, são elaborados os planos táticos. Na seqüência dos planos táticos, serão traçados os planos operacionais.

Em todos os planos táticos e operacionais, torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-los com os resultados planejados. Se um objetivo não pode ser medido, seus resultados não podem ser alcançados.

Continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos

A avaliação permite que novas providências sejam tomadas para o período seguinte.

Há um ciclo típico da APO que envolve os seguintes passos:

• A partir dos objetivos organizacionais e planejamento estratégico, estabelecem-se os objetivos departamentais.

• O gerente estabelece o plano tático para alcançar os objetivos departamentais.

• O gerente e seus subordinados elaboram os planos operacionais.

• Os resultados dos planos são avaliados e comparados com os objetivos fixados.

• De acordo com os resultados, procede-se à revisão e reajuste dos planos.

• No ciclo seguinte estabelecem-se os objetivos táticos para o departamento, em função dos resultados anteriores.

• Repete-se a seqüência do ciclo anterior.

• Participação atuante de gerente e subordinados

A intensa participação gerente/subordinado oferece ao processo muito mais características de controle por objetivos que administração por objetivos.

Apoio intensivo do staff

A APO requer um apoio intenso de um staff treinado e preparado, pois os demais membros da organização têm que se dedicar às suas atividades fins.

METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com