TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Portifolio 3

Casos: Administração Portifolio 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, desenvolver o pensamento sistêmico e interdisciplinar na elaboração de pesquisa, procurando desenvolver o estudo de caso como forma de abordagem metodológica de investigação para compreender explorar ou descrever os contextos e os acontecimentos de uma empresa. Este conteúdo tem a finalidade de formação de administradores para atuarem na sociedade que está surgindo, a Sociedade do Conhecimento. Analisa a importância das questões teóricas e práticas das atividades interdisciplinares no ensino e na pesquisa, visando o aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, orientado para o campo unitário do saber.

2 DESENVOLVIMENTO

1 – A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Com certeza a estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos, pois eventos futuros estão longe de ter um rumo certo no ramo de negócios, as pequenas empresas tem menos chances do que as grandes, por isso a probabilidade é uma grande ferramenta para estimar retornos futuros, com perspectivas de renda. A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento.

2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística.

Sim. Pois a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes desta forma o profissional teria aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno.

3 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos etc. Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.

4 - Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações muitas ideias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir ideias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado.

5 - Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações?

Sim. Temos pelos menos 5 tipos de aspectos culturais que influenciam muito no comportamento humano tanto dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade. Segue abaixo alguns exemplos: Antropológicos ou culturais , Socioeconômicos , Biológicos ou fisiológicos, ambientais e psicológicos.

6 - O fator de produção trabalho é representado pelo capital humano das organizações. Procure pesquisar e encontrar dados que demonstrem a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico?

Qualificação é a força de trabalho condicionada pela base técnica, seu fundamento decorre da forma de como é estruturada o processo de trabalho.

A capacitação do funcionário se inicia desde o primeiro momento em que este ingressa na empresa. Destaque especial deve ser atribuído ao primeiro dia de trabalho do funcionário, momento em que ele se apresenta em geral inseguro, não por uma característica de personalidade, mas sim pela própria situação de novidade a que está submetido.

Muitas empresas lançam mão de um funcionário mais antigo para acompanhamento e apoio ao recém chegado, como forma de

"quebrar" parte do desconforto a que o mesmo está sujeito. A atitude das organizações que se preocupam com a capacitação de seu pessoal é percebida e gera um clima saudável de profissionalismo e reconhecimento.

Todos os indivíduos possuem, em seu projeto de vida, a intenção de melhorar e crescer progressivamente. Ao receberem da empresa a oportunidade de aprimoramento, reconhecem

na atitude uma confirmação de sua importância dentro do contexto organizacional e fortalecem suas expectativas quanto a recompensas futuras.

A qualificação profissional e a aplicação do conceito de compatibilidade de perfil, formam a base estrutural para o desenvolvimento de uma política de cargos e salários.

É a partir destas práticas que uma empresa se torna habilitada a desenvolver um programa de reconhecimento de mérito e promoções funcionais, programa este que influenciará fortemente na capacitação continuada dos profissionais e favorecerá a retenção de talentos na empresa.

De fato, podemos afirmar tratar-se do grande atrativo que se apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com