TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública Gerencial

Ensaios: Administração Pública Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: História Administração Pública Brasileira

Curso: Administração - Exército

Professor: Rosa Beatriz

Nome do aluno: Luciano de Oliveira Gil

Data: 22/10/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir do texto sobre o Barão de Mauá, disponível em http://www.empreendejovem.com.br/2010/04/o-barao-de-maua-e-o-empreendedorismo.html , responda as questões:

a. No período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão, quais eram as características do Estado e da administração pública no Brasil? Quais as origens deste modelo? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

Resposta

O Brasil do século XIX, durante o império, era um Brasil de economia agro-exportadora,com um fraco mercado consumidor decorrente da mão de obra escrava. Politicamente era dominado por uma elite oligárquica que concentrava em suas mãos todos os privilégios, não diferindo muito dos dias atuais.Possuía uma classe média fraca e indefinida, no início do século, e uma classe operária que só teria alguma expressão nas duas últimas décadas.

A administração pública brasileira no século XIX continuava sedo explorada de outra forma, com o neoclassicismo ou imperialismo, baseava-se predominantemente no domínio econômico, sendo que no campo político o domínio era menos explícito. Os produtos que agora ambicionam e necessitam são, principalmente, carvão, ferro, petróleo e produtos alimentícios.

As origens do modelo seguido pelo Barão de Mauá no Brasil baseava-se no modelo inglês, onde concluiu que o Brasil precisava de capital para investir na industrialização. Tudo isso após 1840, depois de realizar uma viagem à Inglaterra.

b. A história de Mauá inclui um importante evento da história do Brasil. Qual é este evento? Como a economia do país encontrava-se, na época? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

Resposta

O evento importante na história de Mauá foi a Guerra do Paraguai, com sua característica Liberal, abolicionista e contrário à Guerra, onde forneceu os recursos financeiros necessários à defesa de Montevidéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões do Prata (1850) e, assim, tornou-se persona non grata no Império. Suas fábricas passaram a ser alvo de sabotagens criminosas e seus negócios foram abalados pela legislação que sobretaxava as importações. Em 1857, a sua empresa Ponta da Areia foi alvo de um terrível incêndio. Pouco tempo depois, a vantajosas taxas alfandegárias da Tarifa Alves Branco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com