TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública Gerencial

Casos: Administração Pública Gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".

Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)

R: Conjunto humano: coletividade (povo)

Território: espaço de terra (estado, município)

Poder político: governadores, deputados, etc.

2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).

Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)

R: Podemos citar o exemplo do coronelismo, uma vez que encontramos casos como este em nossa sociedade atual. Os coronéis de hoje (grandes agricultores, empresários de terras), pouco se diferenciam dos da primeira época do período regencial. Na esfera local utilizam das forças policiais para manutenção da ordem, além disso usam de milícias para atender seus interesses particulares. Processos eleitorais nessas regiões dominadas por estes são sinônimos de corrupção, já que tinham o controle do voto por meio de práticas ilícitas e até violentas, atualmente, algumas inclusive, ainda se fazem presentes na cultura do nosso país, troca de favores entre chefes de partido e compra de votos são dois dos exemplos de como o poder econômico ainda impedem a consolidação de princípios morais.

3. Leia a seguinte afirmação:

"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69).

Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e apresente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)

R: o que parece é que não conseguimos enxergar mudança na política. A décadas atrás vemos os mesmos exemplos atuais. Frente as eleições, futuros presidentes, deputados, governadores, nos concedem dezenas, senão centenas de propostas de melhorias, propaganda elaborada nos dão a visão do futuro do candidato no poder, eleito é que acontece a mudança, o presidente não é mais presidente, o governador deixa de governar e entra em cena o partido, esse toma as rédeas do poder e acomodados, se esquecem das propostas que anteriormente tinham prometido. Um exemplo que pode ser usado foi a eleição do deputado Tiririca, eleito com mais de um milhão de votos, que levara mais três parlamentares da sua coligação para a câmara, em decorrência da quantidade dos votos, esses parlamentaram que um dia já foram votados, tiveram tempo de pôr suas ideias em pratica e pouco as fizeram, já que não foram reeleitos, estarão de volta para mais um mandato.

4. Entendida uma política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com